Inicial > Tecnologia > [Tutorial] Trocar Product code e Firmware de seu Lumia (Atualizando Lumia 930 para Denim)

[Tutorial] Trocar Product code e Firmware de seu Lumia (Atualizando Lumia 930 para Denim)

25 de dezembro de 2014 Deixe um comentário Go to comments

lumia-denim

Cansado de esperar a atualização Denim ser liberada para seu Lumia 930 brasileiro? Pois bem, eu também estava, quando resolvi mudar o product code do meu aparelho para o da Finlândia e finalmente receber o update!

Achei esse tutorial no fórum XDA (aqui) que serve para qualquer aparelho Lumia, tanto para fazer debrand como usar firmwares de outros países. Lembrando que praticamente todos (senão todos) as firmwares do Windows Phone 8.1 oferecem todos os idiomas, ou seja, estou com o firmware Finlandês com update Denim e o aparelho está em Português do Brasil numa boa.

Vou resumir o tutorial que passei no link acima e dizer como fiz o procedimento. LEIA O TUTORIAL INTEIRO ANTES DE COMEÇAR O PROCEDIMENTO!

 

IMPORTANTENÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. ESTE PROCEDIMENTO PODE ANULAR A GARANTIA DO SEU APARELHO.

Lembre-se que: Em hipótese alguma tente fazer o Flash de firmware de outro aparelho que não seja o seu, exemplo: Baixar a firmware do Lumia 930 e tentar instalar em um Lumia 920. Isso “matará” seu aparelho e provavelmente não terá como reverter isso, portanto muita atenção na hora de baixar e instalar a firmware.

 

Arquivos necessários:

 

Faça o Download e instale: Nokia Care Suite PST 5.0.0 (5.4.119.1432) ou o Navfirm (fiz o processo com esse programa) e  Data Package Manager 4.2 (2013.7.5).
Baixe esse arquivo UserGroupsConfiguration.cfg também.

 

Proparativos:

 

Faça um backup completo no seu aparelho.
A bateria deve estar ao menos em 50% da carga para realizar a troca de firmware, recomendo bateria cheia.
Vou mostrar o procedimento que fiz com o Navfirm ao invés do Nokia Care Suite PST 5 pois é mais prático e simples.

 

Começando:

 

Depois dos arquivos instalados, abra o Navfirm e na tela de Login, clica em cancelar.

Agora digite o product code que você quer por no seu Lumia, no caso do meu Lumia 930 Black, usei o product code 059W0X5 que é do Lumia 930 Preto Finlandês.

Obs: Para o Lumia 930 Branco finlandês o product code é o 059W0X6, para o Laranja use o 059W0X8 e para o verde 059W0X7.

 

Agora aperte ENTER e aguarde até o firmware do aparelho aparecer no NavFirm, após achar a firmware, confirme se o aparelho está correto e no canto direito já estarão com as opções selecionadas, basta clicar em Download e aguardar.

Enquanto você espera o download que demora cerca de 20 a 30 min, dependendo da sua conexão e da largura de banda oferecida no momento pelo Navifirm, pegue o arquivo UserGroupsConfiguration.cfg e extraia para a seguinte pasta:

Se você usa Windows x64: “C:\Program Files (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0” ou “C:\Arquivos de programa (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0”

Se você usa Windows x32: “C:\Programmes\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0” ou “C:\Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0” ou ainda “C:\Arquivos de Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0”.

 

Trocando a Firmware:

 

Abra o Nokia Care Suite e clique em “Product Support Tool For Store 5.0” e clique em “Work Offline”.

Agora na aba File vá em Open Product e digite em filter o número 1045 (para o Lumia 930) e clique em Open.

Agora vá no Menu Programming e clique em Recovery.

Agora pegue a firmware que você baixou do Navfirm, normalmente fica na pasta NaviFirm+\FW, no caso do Lumia 930 ficou uma pasta 059W0X5, que é o Product Code baixado. Copie os arquivos desta pasta do product code (059W0X5) para C:\ProgramData\Nokia\Packages\Products\rm-1045 ou a unidade que você instalou o Nokia Care.

A pasta “programData por padrão é oculta no windows 7 e 8, para poder visualiza-la é preciso ir na configuração do Explorer (explorador de arquivos) e selecionar a opção de exibir arquivos e pastas ocultos. Entrando na pasta ProgramData\Nokia\Packages é bem provável que a pasta Products não exista, então basta criar esta pasta ou qualquer outra que seja preciso. Dica do leitor casteespa.

Deverá ficar algo assim como no print abaixo:

De volta ao Product Support Tool For Store 5.0 clique em Update List, se não funcionar saia e abra o programa outra vez. Deverá ser exibida a lista de firmwares para instalação, no meu caso tenho 3 firmwares baixadas e instalei a primeira que é a da Finlândia 059W0X5.

Selecione ela e clique em START (sem que seu Lumia esteja conectado ao computador!).

Com seu aparelho desconectado do cabo, desligue-o e na tela do Product Support Tool For Store 5.0 será feita a verificação da firmware a ser instalada, após a conclusão ele vai indicar como você deve fazer o procedimento para plugar o aparelho e começar o Flash da Firmware.

Primeiro plugue o aparelho desligado ao computador e mantenha pressionado as teclas Volume – (volume baixo) e Power, ao sentir uma leve vibração no aparelho, solte os botões e clique em Retry no Product Support Tool For Store 5.0. Caso não consigo repita o procedimento até conseguir, sem desplugar o aparelho do PC.

Para quem está tendo dificuldades neste passo, vale tentar o método dito pelo leitor Roberto Paes: Desligue o aparelho e na hora de flashear plugue-o na USB, o tel vai ligar e o care suite fazer o resto.

Feito isso agora é só aguardar a instalação.

Algumas observações de erros que podem ocorrer antes do procedimento:

 

Primeiro: Se aparecer a mensagem de erro MSG_INVALID_SIZE_SECURE_FLASH_RESP: 0x00040006″, tente por o cabo em outra porta USB do seu computador, se for Desktop de preferência as portas USB traseiras.

Segundo: Esse é comum e deve acontecer com todos, a mensagem “You have chosen not assigned product code for this device, do you wish to continue?” se você escolheu o aparelho corretamente pode apertar OK sem medo, fiz aqui duas vezes.

Ao terminar a instalação do firmware recomendo fazer um hard reset (ligue o aparelho e pressione a tecla volume – várias vezes até aparecer uma exclamação na tela do seu Lumia, agora faça a sequência: Volume +, Volume -, Power e Volume –. Feito isso você verá as engrenagens do Windows e ocorrerá o reset que demora um pouco para terminar.

Caso não consiga vá no menu de configuração, Sobre e clique em Restaurar configuração de Fábrica.

Após a restauração seu aparelho ainda vai estar com a versão Cyan, ligue o Wifi e vá em Configurações, Atualização do telefone e clique em procurar atualização. Pronto a atualização Denim vai estar disponível, depois que atualizei para a Denim ainda apareceu outra atualização, de melhoria e correção de bugs creio eu, para o Lumia 930, atualize também e aproveite seu aparelho com o Firmware mais atualizado sem ter que esperar que seja lançado para os aparelhos no Brasil.

IMPORTANTENÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. ESTE PROCEDIMENTO PODE ANULAR A GARANTIA DO SEU APARELHO.

Lembre-se que: Em hipótese alguma tente fazer o Flash de firmware de outro aparelho que não seja o seu, exemplo: Baixar a firmware do Lumia 930 e tentar instalar em um Lumia 920. Isso “matará” seu aparelho e provavelmente não terá como reverter isso, portanto muita atenção na hora de baixar e instalar a firmware.

Categorias:Tecnologia
  1. Rogério
    25 de dezembro de 2014 às 22:45

    tenho um lumia 930 da TIM… faz tentei fazer o procedimento várias vezes, mas sempre que o telefone religa, aparece o logo da nokia e liga “normalmente”…. não faz o recovery de forma alguma… onde posso estar errando?

    • Ed
      25 de dezembro de 2014 às 22:49

      Olá Rogério, cara eu tentei umas 3 vezes até pegar… Com o aparelho plugado mesmo eu segurava Vol – e Power até o aparelho resetar, então eu clicava em Retry. Faz o teste e me diz o resultado.

      • Rogério
        25 de dezembro de 2014 às 23:14

        nada… será que a TIM pode ter colocado algum tipo de bloqueio?

      • Ed
        25 de dezembro de 2014 às 23:23

        Não cara, o meu aparelho também veio com o firmware Tim e funcionou de boa. Creio que você esteja com algum problema ao fazer o procedimento. Já tinha os drivers do Lumia 930 instalados no computador ou foi a primeira vez que vc plugou ele no PC? Pode ser isso, pluga ele ligado normal no Windows pra instalar os Drivers.

    • 27 de dezembro de 2014 às 18:01

      na hora que for atualizar o tel…desligue-o e na hora de flashear plugue-o na USB, o tel vai ligar e o care suite fazer o resto, já que vc está com dificuldades nesse processo.

  2. Rogério
    25 de dezembro de 2014 às 23:34

    Já tinha plugado antes. O Lumia Software Recovery Tool identifica ele sem problema! No Nokia Care Suit, se marco a opção “Automatic product selection”, também reconhece o aparelho!! Fiz todo procedimento conforme orientou… o cabo usb está plugado, aperto as telcas vol- e power, o aparelho vibra, clico no retry… e nada… o aparelho sempre reinicia sem fazer o recovery.

    • Ed
      25 de dezembro de 2014 às 23:44

      Continua tentando que você consegue, aqui pegou na terceira vez.

  3. Rogério
    25 de dezembro de 2014 às 23:36

    meu pc tem windows 8.1… tem algo a ver?

    • Ed
      25 de dezembro de 2014 às 23:44

      Uso o Win 8.1 x64 aqui e pegou de boa.

  4. Angelo
    26 de dezembro de 2014 às 19:52

    E qual a FW para o 930 Branco?

    • Ed
      26 de dezembro de 2014 às 21:55

      Olá Angelo, o product Code do Branco é o 059W0X6. Abraços!

      • Angelo
        27 de dezembro de 2014 às 8:44

        Obrigado. Troquei aqui. Depois posto as impressões.

      • Ed
        27 de dezembro de 2014 às 10:59

        Ok, espero que agora tenha melhorado, a bateria aqui no meu ficou bem melhor com o update.

  5. Rogério
    26 de dezembro de 2014 às 20:48

    agora consegui…. instalei os programas em outra maquina e está em andamento o processo!!!

  6. 26 de dezembro de 2014 às 21:06

    O código do produto para o 930 branco é o mesmo do preto?

    • Ed
      26 de dezembro de 2014 às 21:55

      Márcio, o product code do branco é o 059W0X6, vou atualizar a postagem com todos os product codes. Abraços!

  7. Rogério
    26 de dezembro de 2014 às 22:17

    feito… atualizado e funcionando conforme o tutorial,,, muito obrigado!

    • Ed
      26 de dezembro de 2014 às 23:35

      Que bom que gostou, quando puder comente o que você está achando desse update. Abraços!

  8. Angelo
    26 de dezembro de 2014 às 22:36

    Valeuw!!! Tô tentando por aqui. Tenho que fazer isso, pois se isso não resolver o problema de superaquecimento, da bateria que acaba rápido e se não melhorar a qualidade dessa câmera (tá pior que a do meu 920!), devolvo o aparelho.

    • Ed
      26 de dezembro de 2014 às 23:40

      Ângelo, muito estranho seu aparelho apresentar estes problemas, já tive os Lumia 920, 925 e 1020 antes do 930 e destes posso afirmar que apenas o 1020 supera o 930 em termos de câmera (apenas nas fotos). Sobre a bateria é o Lumia que mais durou na minha mão. Não será defeito do seu aparelho?? Recomendo verificar isso antes de mudar o firmware e arriscar perder a garantia do seu aparelho.

      • Angelo
        27 de dezembro de 2014 às 6:28

        Não perde a garantia não! Eu já enviei meu Lumia 920 pra garantia (pra trocar a tela que havia quebrado) com uma FW da Finlândia e eles consertaram sem problemas. Ainda tiveram o cuidado de trocar a FW pra Brasileira. Agora, se eu notar que não resolveram os problemas, vou pedir a troca, já que o aparelho foi entregue na terça passada (tenho 7 dias para devolução). O meu esquenta muito! Minha filha de 8 anos não consegue segurá-lo em situações onde uma página de internet está aberta. A bateria dura muito pouco (não chega a 10 horas). Com relação a câmera, fiz vários testes entre o 930 e o 920. Todas as fotos ficam muito melhores no 920! Inclusive fotos onde a luminosidade é baixa. As imagens do 930 saem todas em baixa resolução. Agora uma dúvida: essa FW da Finlândia está com o final 31002 e a FW que estava no meu aparelho tinha a FW 31006. Será que essa FW finlandesa não é mais antiga?

      • Ed
        27 de dezembro de 2014 às 10:58

        Realmente estranho as fotos do seu 930 estarem ruins, quanto o firmware a que vc faz o download ainda é a Cyan, mas assim que instalar vc atualiza via OTA para o Denim. Ainda não é possível fazer o download ja da firmware com Denim via Navfirm.

  9. Degmar
    27 de dezembro de 2014 às 1:27

    O meu não tem a pasta produtos (para C:\ProgramData\Nokia\Packages\Products\rm-1045), onde eu coloco o Iso para o programa recolhecer?

    • Ed
      28 de dezembro de 2014 às 14:30

      Tutorial atualizado, inclusive como resolver este problema. Pode dar uma lida agora. Abraços!

  10. 27 de dezembro de 2014 às 1:31

    Valeu, deu certo aqui. Algumas coisas que demoraram para mim e que vc poderia deixar registrato no tuto. 1-Normalmente a pasta programdata é oculta, bastando a configuração no explorer para mostra essas pastas. 2- dentro do meu C:\ProgramData\Nokia\Packages não vinha a pasta “Products” tive que criala e atualizar o endereço no software. 3- e a questão do fazer pegar pelo “retry” no software deu dor de cabeça, aqui foi na força bruta fui tentando até conseguir.

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 10:53

      Verdade, esqueci deste detalhe da pasta pois no meu ja esta configurado para ver pastas e arquivos ocultos. Hoje mesmo atualizo o tutorial, grato.

  11. 27 de dezembro de 2014 às 11:31

    Aqui não deu certo. Coloquei as pastas tudo em ordem e não aparece no programa a firmware. uso o Windows 10. O que pode estar acontecendo?

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 11:56

      Márcio não sei em que pé anda o Windows 10, testei apenas no Windows 7 e 8.1.

  12. Degmar
    27 de dezembro de 2014 às 11:44

    Consegui criando a pasta valeu! Mas faz meia hora que não consegui fazer ele entrar depois de abertar os botões, tenho o 930. Aguém tem alguma dica ou jeito?

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 12:00

      A parte final onde conectamos o aparelho apertando volume – e power é chatinha mesmo, mas tentando algumas vezes vc consegue. As vezes o problema pode ser a porta USB ou até mesmo tentar em outro pc.

  13. Sidnei
    27 de dezembro de 2014 às 11:52

    Ed, para saber se realmente vale a pena “correr o risco” de trocar o Product Code eu gostaria de saber se este Product Code da Finlândia servirá também para receber com mais antecedência as futuras atualizações do Windows Phone (ex: Windows10) ou é só pra adiantar a Denim? Outra coisa, ele fica totalmente em PT-BR como se fosse com o Product Code original BR ou ficam algumas partes e ou funções não traduzidas? Grato pela atenção!

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 12:04

      Olá Sidney, até o momento não sabemos se haverá essa demora para liberação do Windows 10 em algumas regiões, mas provavelmente sim. Quanto a linguagem pode ficar tranquilo, está totalmente em português BR, me parece q toda firmware windows tem todos os idiomas inclusos, diferente de outros sistemas como o Android por exemplo. Abraços!

  14. 27 de dezembro de 2014 às 12:01

    Consegui indo pela ajuda dos comentários na pasta escondida

  15. Degmar
    27 de dezembro de 2014 às 12:36

    Os passos são: aparelho desligado, apertar o volume – e o botão power, vibrou/ligou coloca o cabo nele e clica em retry?

  16. Sidnei
    27 de dezembro de 2014 às 12:37

    Ed, primeiramente quero agradecer pela atenção! Referente ao Product Code da Finlândia quero saber se baseado no histórico das versões de atualizações do Windows Phone sempre saiu antes pra essa região (Finlândia)?

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 12:52

      Sim, geralmente sai antes por lá até pq a Nokia é Finlandesa. Mas como a dona agora é a Microsoft, não sabemos se vai continuar saindo por lá antes ou se vai mudar no Windows 10. Em todo caso é só mudar a firmware por outro product code novamente.

  17. Sidnei
    27 de dezembro de 2014 às 13:00

    Entendido, obrigado pelos esclarecimentos!

  18. Angelo
    27 de dezembro de 2014 às 13:22

    Bem, as primeiras impressões com este procedimento foram muito boas. Já de inicio é possível perceber que o aparelho quase não esquenta. A câmera melhorou 1000%. Agora está digna de 20 megapixels, mas ainda acho que poderia melhorar. A autonomia da bateria também melhorou. O procedimento para conectar o aparelho é mais simples do que imaginamos. Conecte o cabo a uma porta USB TRASEIRA do computador. Quando o programa pedir pra conectar o celular, NÃO PRECISA PRESSIONAR O BOTÃO POWER. CONECTE O CABO COM O BOTÃO VOLUME – PRESSIONADO. Assim que o telefone vibrar, solte o botão de volume e clique em RETRY. Deixe que o aparelho vai entrar em modo de programação.

  19. Nelson
    27 de dezembro de 2014 às 13:59

    Amigo,

    Fora as melhorias na câmera, teve alguma outra melhoria relevante? Parabéns pegou tuto, aliás.

    Abrs,

  20. 27 de dezembro de 2014 às 18:45

    Ed show de bola, só tem um detalhe aqui no meu. Alguns aplicativos não estão instalando, eles dão erro e pedem para tentar novamente. Sabes o que pode ser?

    • 27 de dezembro de 2014 às 20:16

      Resolvi desinstalando todos os aplicativos que estavam dando erro e reinstalando todos.

    • Ed
      28 de dezembro de 2014 às 4:05

      Ocorreu aqui também, mude a região do seu aparelho para Estados Unidos e abra a loja, va em download para reiniciar os downloads. Aqui pegou de boa fazendo isso.

  21. Luis Henrique
    27 de dezembro de 2014 às 18:59

    Primeiramente muito obrigado por ter se dado o trabalho de nos disponibilizar o procedimento detalhado. Gostaria de saber se você notou alguma melhora na câmera (principalmente no modo automático) pq uma das promessas do Denim é de “melhorar os algoritmos da câmera”. O 930 tem a mesma câmera do 1520 mas em algumas situações faz fotos inferiores, e esse update supostamente deveria corrigir isso. Como não tenho problemas com a bateria nem com o aquecimento, faria só pela câmera mesmo.

    • Ed
      27 de dezembro de 2014 às 19:23

      Sim, a câmera melhorou consideravelmente. Agora o modo automático se chama “Captura rica” ele salva imagens com o HDR agora, realmente o ponto forte desse update é a câmera, só notei que a função temporizador (timer de alguns segundos pra bater a foto) não está mais presente. Creio que em um futuro update este recurso volte. Estou bastante satisfeito com este update, uma coisa que me incomoda no Windows Phone é o navegador, que comparado ao Android e iPhone, o Internet Explorer ainda tem que comer muito feijão. Espero que com o Windows 10 isso seja resolvido e tenha maior compatibilidade com todo tipo de site.

      • Luis Henrique
        27 de dezembro de 2014 às 20:13

        Obrigado pelas informações, farei o processo assim que possível. Finalmente resolveram o automático, o 930 faz fotos fantásticas no modo manual mas não é sempre que dá pra ficar configurando pra ter uma foto minimamente decente. Quanto ao IE, realmente algumas páginas ficam tristes de se ver, com imagens desajustadas etc (o próprio facebook do navegador é terrível). Migrei do Android pro WP há pouquíssimo tempo e confesso que não consegui me adaptar totalmente, e isso do IE é uma das coisas que pesam. Mas com o tempo acredito que esse problema será resolvido e o WP não deixará nada a desejar pro iOS e pro Android.

      • Ed
        28 de dezembro de 2014 às 4:09

        Concordo, o que mais estranho no WP é o navegador, continuo usando Android (Nexus 5) e no quesito navegador ele supera meu L930. Tenho fé que o Windows 10 resolva isso ou o Chromr seja lançado ro wp 8.1.

    • Jean
      28 de dezembro de 2014 às 21:38

      Oi Luiz, vc não tem problema com aquecimento, recentemente fui ao shopping com minha família e estreei a câmera do meu lumia 930. Logo depois de umas 10 fotos ele já estava bem quente. O seu esquenta assim também? Você comprou em qual loja o seu.
      Atenciosamente

      • Luis Henrique
        2 de janeiro de 2015 às 4:16

        Rapaz, sendo sincero, esquentar esquenta sim. Mas pelo menos comigo não chega a incomodar. Ainda assim é meio estranho, visto que com nenhum outro celular eu tive esse problema. De qualquer maneira, o Denim melhorou um pouco essa situação (agora tá esquentando ainda menos). Mas o normal seria realmente não esquentar . Quem sabe resolvam o problema de vez com atualizações futuras.

  22. RodolfoMelo
    28 de dezembro de 2014 às 12:03

    Ed, acabei de seguir seus passos e funcionou perfeitamente. Só é acrescentar as informações dadas por Casteespa e o tutorial fica perfeito. Parabéns!

    • Ed
      28 de dezembro de 2014 às 14:15

      Vou adicionar sim, que bom que gostou!

  23. leandro
    28 de dezembro de 2014 às 20:43

    aqui o Product Support Tool For Store 5.0 não reconheceu o 930 mesmo colocando o arquivo de configuração
    sera que é por causa que ele esta desatualizado
    vou baixar esse da descrição

    • Ed
      29 de dezembro de 2014 às 18:49

      Pode ser isso ou então os drivers não estão corretamente instalados no seu PC, pode ser até a porta USB, tenta outra. Abraços!

      • leandro
        31 de dezembro de 2014 às 18:56

        valew somente instalei o ncs da descrição
        amigo uma pergunta
        quanto tempo esta durando sua bateria apos a atualização?
        pois se não me engano o meu ta durando menos e esta tudo configurado e tambem dei hard reset depois de instalar a denim

      • Ed
        1 de janeiro de 2015 às 17:22

        Antes durava menos de 1 dia, agora esta durando 2 dias de boa fazendo as mesmas coisas que sempre fiz nele.

    • Angelo
      29 de dezembro de 2014 às 21:55

      Instala o Nokia Care Suite do link postado pelo Ed. Esse é mais atualizado. O que eu tinha aqui também era o 5.0, mas não reconhecia o 930. Desinstalei e instalei esse do link acima e passou a reconhecer o 930.

      • leandro
        31 de dezembro de 2014 às 19:53

        blz deu certo com esse vlw

  24. Jurandir Lima jr,
    29 de dezembro de 2014 às 14:41

    Excelente tutorial! Firmware trocado, telefone atualizado e tudo funcionado normalmente! Não tive problema algum seguindo todos os passos descritos. Valeu pela ajuda!

    • Ed
      29 de dezembro de 2014 às 18:45

      Quem bom que gostou Jurandir, abraços!

  25. 30 de dezembro de 2014 às 1:11

    no Product Support Tool For Store 5.0 simplesmente nao aparece o lumia 930, ou qualquer outro da serie x30. Entao quando ponho “1045” ou “930” no filtro nao bate com nenhum aparelho disponivel. No care suite n tem a opção de atualiza-lo so pra o data pack manger e pro proprio nokia suite. Dentro do Product Support Tool For Store 5.0 quando clico em help a opção “check application updates” aparece apagada, não selecionavel, com o modo offline ligado ou desligado… :/

    • Ed
      30 de dezembro de 2014 às 20:45

      Os drivers do seu Lumia estão instalados no PC? Plugue ele sem ter nenhum programa do tutorial aberto para instalar os drivers.

  26. 30 de dezembro de 2014 às 16:35

    Tentei trocentas vezes e nada, parece que o programa não reconhece meu aparelho… :/

    • 30 de dezembro de 2014 às 17:13

      Deixa pra lá, fiz em outro computador e deu certo \o/

    • Ed
      30 de dezembro de 2014 às 20:44

      Tenta usar outra porta USB ou reinstalar os drivers da Nokia.

  27. jean felipe
    30 de dezembro de 2014 às 20:15

    Por que na caixafilter do open product nao ta aparecendo o 930 , alguem ajuda ?

    • Ed
      30 de dezembro de 2014 às 20:45

      Botou o lá o RM-1045??

      • jean felipe
        30 de dezembro de 2014 às 22:47

        essa parte deu certo … consegui aqui … agora o problemas é é quando aperto “start ” ai ele passa a primeira verificação e aparece ” rebooting ” ai da erro e aparece info ” invalid response from device . incorrect message id ” :/
        Alguem ajuda

      • Ed
        30 de dezembro de 2014 às 23:09

        Ele não chega a pedir para conectar o aparelho? Se for o caso verifique se vc colocou a firmware baixada no navfirm na pasta correta, creio que seja isso ou então deu problema no download da firmware e vc terá que baixar novamente.

      • jean felipe
        30 de dezembro de 2014 às 23:38

        eu cheguei a baixar duas vezes … realmente nao sei onde deu errado ed …. a firmware ta na pasta correta por que ele aparece la na parte ” properties ” do nokia care :/

      • Ed
        31 de dezembro de 2014 às 14:44

        Chega a perdir para plugar o aparelho ou da erro ao tentar ler a firmware? Qual seu Windows?

  28. 30 de dezembro de 2014 às 22:42

    Fiz aqui e deu tudo certo. Lumia Denim instalada com sucesso no meu Lumia 930, valeu Ed.

    • Ed
      30 de dezembro de 2014 às 23:07

      Que bom que gostou Diego, abraços!

  29. 31 de dezembro de 2014 às 19:45

    ED passei para te desejar um 215 repleto de muitos sucessos. Com relação ao sistema, ele esta com alguns bugs e tipo não dá toda hora, mas vez em quando acontece.

    1- Office sem querer pegar e só funcionou depois de reiniciar o celular.
    2- Cortana ficou maluca e travou, mas depois voltou ao normal.
    3 – Lumia camera 5 com fotos um tanto inferior ao aplicativo anterior.

    Ainda estou testando para ver se acho mais algum bug

    • Ed
      1 de janeiro de 2015 às 17:24

      Obrigado e bom 2015 para você também. Quanto aos Bugs, aqui não apresentou esses que vc citou. Fez um hard reset antes de instalar qualquer coisa quando passou a firmware da finlandia? Eu fiz no meu, só então eu fiz o update e a restauração dos meus dados. Abraços!

  30. aurelio
    31 de dezembro de 2014 às 22:00

    por favor,comprei meu 930 ,mas nao conecta o 4G nunca ,mesmo com cobertura da Claro….sera que atualizar assim,corrige esse erro? ou e problema de antena mesmo…defeito.?
    tem jeito de forçar o 4G?

    quero o 4G funcionando uai.

    • Ed
      1 de janeiro de 2015 às 17:28

      Bom, provavelmente o problema é com a operadora ou seu Simcard. Veja se seu Simcard é compatível com o 4G e se sua linha da Claro está na plataforma 4G, se vc usava 3G antes e não fez alteração de plano após o lançamento do 4G, ele não migra automaticamente (Falha da operadora). O ideal é verificar isso que falei em uma loja própria da operadora, pois o atendimento via telefone além de não ser dos melhores, vc tem grandes chances de pegar um operador que não vai entender nada do que você irá solicitar. Abraços!

  31. aurelio
    1 de janeiro de 2015 às 17:48

    Esse e p problema,
    Antes do Lumia 930 eu usava um microChip Claro,ja habilitado no 4G, usava aqui em casa perfeitamente, com meu Note3,LG G2,e ate um lumia 920. Comprei o 930 e tive que fazer um Nanochip, ok….conecto o nanoSim no 930 e nada de aparecer o 4G, ja verifiquei o chip e e 4G,ja liguei na operadora e todos me dizem s mesma coisa, que minha linha js esta no 4G configurada e nafa do meu 930 acessar o 4G que squi,pega perfeito. N sei como resolver….putzzzz

    • Ed
      1 de janeiro de 2015 às 20:28

      Recomendo entrar em contato com o suporte da Microsoft, o atendimento é muito bom.

  32. aurelio
    1 de janeiro de 2015 às 17:52

    sera que a Denim corrige isso? ja estou pensando em vender esse lixo de 930…..ta osso…todos celulares 4G que usei aqui funcionaram so o 930 que nao.

    • Ed
      1 de janeiro de 2015 às 20:29

      Nesse nem posso ajudar pois meu simcard não é 4G.

    • 5 de janeiro de 2015 às 12:43

      Aurelio,

      Uso o 4G da Vivo no 930. Ou pode ser um problema de fábrica no seu aparelho… ou você pode verificar a configuração da rede celular pra ver qual é a rede mais rápida permitida (Configurações > rede celular+SIM > configurações do SIM > Velocidade máxima de conexão)

  33. 3 de janeiro de 2015 às 18:40

    se eu usar o “Nokia Software Update For Retail” tbm sera possivel mudar a firmware?

    • Ed
      4 de janeiro de 2015 às 0:15

      Creio que não tem como escolher os arquivos da firmware com o NSU. Instala uma máquina virtual com Windows 7 ou XP que vc instala de boa. Abraços!

    • Angelo
      5 de janeiro de 2015 às 13:31

      Não. Vai instalar a Cyan, ou seja, a mesma que está no seu aparelho. A vantagem é que o NSUR vai baixar a Cyan e instalar tudo do zero! Meu 930 tá atingindo mais de 30 mega no 4G aqui no RJ (Operadora Oi). Mas eu tive que trocar o chip.

  34. 3 de janeiro de 2015 às 18:47

    fiz essa pergunta prq o NCS nao esta conseguindo instalar no meu PC.
    OBS: PC com Windows 10

  35. Sidnei
    6 de janeiro de 2015 às 14:34

    Boa tarde, no programa navifirm onde aparece os arquivos da firmware para download (vide imagem do post) o primeiro item de nome “mvsim_….” está selecionado em azul mas não está marcado para download, devo marcá-lo ou não precisa baixar este arquivo? Obrigado pela atenção.

    • Ed
      6 de janeiro de 2015 às 21:26

      Baixe todos os arquivos, abraços!

  36. Mark
    7 de janeiro de 2015 às 10:23

    I followed this procedure by translating in bing browser, very straightforward and easy to follow, Lumia 930 was Hong Kong version, with latest developer preview build on the three UK operator network. I am now on denim and loving it. Thanks for posting.

    • Ed
      7 de janeiro de 2015 às 13:15

      Greetings!

  37. Marcos
    9 de janeiro de 2015 às 14:06

    Obrigado Edgar
    Graças ao seu trabalho eu tomei coragem de alterar a firmware do meu 930.
    Fiz todo o processo utilizando o nokia care suite e em seguida atualizei para o Denin.
    Ficou perfeito, apenas algumas configurações que o backup não restaura e alguns aplicativos que não existem mais na loja foram perdidos.
    Já havia feito esta troca de firmware no anterior 925 e também ficou ok, daí quando a firmware Cyan oficial para ele apareceu, eu simplesmente fiz uma recuperação com a ferramenta Lumia software recovery tool e o firmware Cyan oficial foi restaurado.
    É o que pretendo fazer neste 930 assim que a Denin oficial for liberada afim de evitar problemas com a garantia.
    O meu 930 é da operadora TIM.
    Grande abraço a todos.

    • Ed
      14 de janeiro de 2015 às 17:49

      Também tive problemas com alguns apps, mas o que fiz foi mudar a região para o EUA e baixei de boa os apps que deram erro na restauração. Abraços!

  38. Ricardo Silva
    11 de janeiro de 2015 às 18:22

    Tentei fazer baixei tudo certinho coloquei na pasta os arquivos mais os mesmos não são detectados no product key desisti ahuahuhuauha… meu é noikia lumia 930 branco da vivo

  39. Rogerio Barbosa
    12 de janeiro de 2015 às 22:27

    O que pode acontecer se faltar energia durante o processo.

    • Ed
      14 de janeiro de 2015 às 17:50

      Olha, caso de falta de energia ou vc desconecte o cabo durante o processo você pode perder seu aparelho. Recomendo fazer sempre de um notebook ou PC com Nobreak confiável.

  40. Antonio André
    14 de janeiro de 2015 às 9:48

    Só pra deixar de alerta! Fiz este procedimento no meu Lumia 1520 usando o product code 059V280 (Firmware finlandesa), o procedimento em si ocorreu normalmente e no final eu pude atualizar para Lumia Denim, até aí maravilha uhu, mas meu aparelho ficou com um erro grave, não saia do modo avião, toda vez que eu tentava desabilitar dava um bug doido ficava piscando o ícone avião e ícone rede até parar e voltar para o modo avião novamente, ou seja, eu conseguia fazer tudo no aparelho menos fazer e receber ligações… Pesquisei no google e achei algo como incompatibilidade do meu aparelho com a firmware finlandesa. Resolvi instalar uma firmware brasileira a 059V442, mas aconteceu a mesma coisa com o modo avião, pois meu aparelho veio de fábrica com uma firmware mexicana.
    Eu já desesperado resolvi procura essa tal firmware mexicana e então instalei a 059V6W7, ufa finalmente deu certo!
    Só quis compartilhar minha experiência com vocês. Moral da historia: vou ter que aguardar a atualização para minha firmware mexicana 😦

    • Ed
      14 de janeiro de 2015 às 17:53

      É Antônio, o Lumia 1520 é mais complexo para trocar a firmware pois existem muitos products codes diferentes para ele, alguns com diferenças de arquivos de modem (pra pegar o sinal das operadoras), infelizmente como não tenho o aparelho para fazer o teste, não fiz um tutorial sobre ele. Que bom que conseguiu, agora que você já tem a firmware mexicana (salvadora), vai testar outros Product Codes com Denim no seu aparelho? Se for e der certo com algum por favor compartilhe aqui com o pessoal do blog. Abraços!

  41. Marcos
    14 de janeiro de 2015 às 21:58

    Olá pessoal
    Quero deixar um comentário que também é uma pergunta.
    Desde que comprei o meu telefone percebi que a gravação de voz e a gravação de vídeo ficavam com o som bem baixo. Aplicativos de gravação de áudio não gravam bem e o som nesses aplicativos parece que é captado apenas no microfone frontal superior.
    Nunca tinha testado de fato o tal do som stereo e Dolby que esse modelo diz ter.
    Resolvi então fazer uma pesquisa e descobri que muitas pessoas estão tendo problemas com os microfones como áudio baixo no viva-voz, nos aplicativos de mensagem e a gravação de vídeo com som apenas no lado direito por que no lado esquerdo praticamente não há áudio. Pois é o que acontece no meu.
    Gostaria de saber se todos aqui já testaram a capacidade de gravação stereo ou Dolby com áudio direcional e caso ainda não tenham testado que façam esses testes e comentem aqui, pois estou acreditando que existe um defeito crônico nesse 930 e parece ser uma epidemia.
    Vou mandar o meu para conserto pois segundo algumas pessoas a solução por parte da Microsoft foi a troca do aparelho.

    Abraço a todos.

    • Ed
      16 de janeiro de 2015 às 7:51

      Marcos no meu Lumia 930 tanto com a firmware Cyan quanto na Denim o áudio é muito bom, tanto na gravação de som (Uso o app The Sound Recorder) quanto nas filmagens. Sempre uso a opção Dolby nas gravações de vídeo. É provável que seja um defeito no seu aparelho. Ou caso seja outro modelo diferente do Lumia 930 realmente não sei.

  42. Marcos
    15 de janeiro de 2015 às 11:40

    Edgar
    Seria interessante esclarecer pro pessoal que caso algo saia errado com a troca do firmware, que basta utilizar o Lumia software recovery tool, que é a ferramenta oficial da Microsot para recuperação do aparelho.
    Esta ferramenta detecta o product code correto do aparelho e reinstala a firmware original e tudo fica como saiu da fábrica.
    Isso evita desesperos como o do Antonio e seu 1520.
    Foi o que fiz ontem, pois hoje deixei o 930 na assistência por causa dos microfones que não funcionam corretamente.

    • Ed
      16 de janeiro de 2015 às 7:52

      Legal Marcos, eu não sabia dessa informação que o Lumia Software Recovery identificava o Product Code original do aparelho mesmo usando uma firmware com outro product code. Valeu pela dica!

      • Angelo
        16 de janeiro de 2015 às 19:34

        O lance é que, se a última firmware oficial do aparelho for a Cyan, por exemplo, e o aparelho estiver com a Denin, ele vai instalar a Cyan.

    • Marciano
      17 de janeiro de 2015 às 9:02

      Oi Marcos, como faz pra voltar?
      Instalei a firmware da Finlândia mas meu 930 está reiniciando direto. Apesar de ter seguido o passo a passo direitinho.

  43. jhony
    16 de janeiro de 2015 às 12:52

    Cara posso fazer no Lumia 530?

    • Ed
      16 de janeiro de 2015 às 13:22

      Não recomendo e não sei faz muito sentido pois esse aparelho não tem grandes vantagens, como é o caso dos flagships Lumia 930 e 1520. Recomendo aguardar ser liberado no Brasil.

    • Angelo
      16 de janeiro de 2015 às 19:37

      Se o seu 530 estiver funcionando direito, sem problemas de consumo excessivo de bateria, superaquecimento, travamentos, etc, e lhe estiver atendendo com a Cyan, não há pq fazer o update. Concordo com o Edgard. A maioria dos usuários do 930 (o meu caso) tinha aparelhos que apresentavam vários problemas, que só foram sanados com o update para a Denim.

      • Ed
        16 de janeiro de 2015 às 20:36

        No meu caso meu Lumia 930 não estava apresentando problema, só mudei por curiosidade de testar a nova firmware e pelas melhorias na câmera (modo captura rica e filmar em 4K), no caso do Lumia 530 como o Denim não vem com muitas novidades nesse sentido, aguarda a oficial BR mesmo, deve sair no fim do mês ou início de Fevereiro 🙂

  44. 17 de janeiro de 2015 às 17:49

    Opa, só uma dúvida, tenho que baixar o primeiro arquivo que não está lá marcado ?

    • Ed
      17 de janeiro de 2015 às 22:53

      Baixe todos os arquivos.

  45. 17 de janeiro de 2015 às 17:58

    Quando clico para ver o code, ele não mostra a RM1045, o que fiz errado ?

    • Ed
      17 de janeiro de 2015 às 22:54

      Verifica a pasta que vc colocou a firmware salva, provavelmente esta incorreta.

  46. Marcos
    19 de janeiro de 2015 às 12:05

    Olá pessoal

    Marciano, instale o Lumia Software Recovery Tool e siga os passos que ferramenta indicar que a firmware original será recuperada.
    Lá nessa ferramenta existe uma opção “meu telefone não inicializa ou não responde”, tente essa opção e siga os passos indicados.
    Fiz isso no meu e ficou tudo certo. O meu 930 é da operadora TIM.

    Abraço a todos

    • Ed
      22 de janeiro de 2015 às 12:40

      Marcos, obrigado pela dica! Vai ajudar bastante o pessoal que está tendo algum tipo de problema em reverter a firmware.

  47. Jeferson Seibel
    24 de janeiro de 2015 às 22:44

    Alguém sabe se com a atualização Lumia Denim o “bug da tela roxa” é resolvido? A Microsoft, pelo que andei lendo por aí, já lançou a suposta atualização para tentar corrigir a situação ainda vinculada com a Lumia Cyan, Mas pelo visto não adiantou nada! O meu Lumia 930 está com a mais recente revisão da Lumia Cyan e o problema persiste, assim como acontece com milhares de outros usuários. Será que dessa vez a Microsoft conseguiu resolver esse pepino ou terei mesmo que trocar o meu aparelho junto à loja? Queria ao menos tentar a troca do firmware para poder atualizar para a Denim e ver se consigo resolver isso, mas tenho receio de perder a garantia.

    • Ed
      29 de janeiro de 2015 às 17:53

      Jeferson o meu problema foi resolvido ainda no Cyan. Abraços!

      • 30 de janeiro de 2015 às 12:38

        Consegui atualizar sem problemas. A tela com aspecto arroxeado ficou com o problema bem menos evidente com a atualização, mas ainda está lá quando o telefone é colocado em um ambiente escuro. A bateria continua com um desempenho decepcionante e o superaquecimneto permanece sendo um desconforto difícil de ser ignorado, tamanha a temperatura que o canto inferior direito do aparelho apresenta, até mesmo com uso de aplicativos que normalmente não exigem tanto do processador. Em contrapartida a câmera traseira melhorou bastante, mas a frontal tem um desempenho aquém. Depois da atualização, no momento de salvar as ‘selfies’ a imagem fica com um nível muito alto de granulação, o que é estranho, poque quando você vê a imagem que a câmera frontal está mostrando antes de tirar a foto a imagem aparece na tela com excelente qualidade. Mas quando a foto é batida fica cheia de granulação. Não sei mais o que fazer! Esperava tanto desse aparelho e tive tanta decepção… Nunca fiquei tão insatisfeito com uma compra. Realmente o meu Nokia Lumia 930 não cumpre o que promete, nem com a Lumia Denim, que acabou se mostrando uma Cyan que grava em 4k! Acho que terei que trocar ou devolver essa bomba, porque tudo o que estava ao meu alcance para corrigir os defeitos dele com atualizações e melhorias de software eu fiz, e infelizmente não adiantou nada. Se alguém passou por essa situação e conseguiu resolvê-la, comente abaixo.Realmente um grande absurdo o flagship da Nokia/Microsoft ter tais problemas.

      • Ed
        30 de janeiro de 2015 às 12:47

        Jeferson, acredito que seu aparelho está com problemas pois o meu Lumia 930 não apresenta os problemas que estão ocorrendo no seu aparelho. Depois que atualizei para o Denim a bateria do meu Lumia 930 quase dobrou, agora carrogo meu aparelho a cada dois dias, antes com o Cyan carregava todos os dias com o mesmo uso. As fotos melhoraram muito e a gravação em 4K funciona sem problemas. Quanto o aquecimento ele praticamente desapareceu aqui depois da Denim. O problema da tela com tons roxos sumiu com uma semana após eu receber o aparelho por um update. Volte para a firmware original e entre em contato com a Microsoft, quem sabe não seria o caso de reparos ou troca do aparelho. Abraços!

        Obs: Você resetou seu aparelho após mudar a firmware e antes de restaurar suas configurações como indico no tutorial?

      • 30 de janeiro de 2015 às 13:09

        Pois é Ed… fiquei feliz por você ter disponibilizado os passos para o update mas mesmo assim não consegui resolver… Minha decepção é muito grande já que é meu primeiro smartphone. Nunca tive muita sorte mas não imaginei que fosse tão pouca assim rsrsrsrsrs… Vou fazer o procedimento para retornar à firmware original para poder reparar/trocar o produto. O problema é que a assistência da Microsoft é uma verdadeira negação, na maioria das vezes não resolvem o problema. Tanto que já fiz contato e me orientaram dizendo para fazer uma restauração com o Lumia Software Recovery Tool 5, o que serviu apenas para eu perder meu tempo e deixar meu telefone desatualizado e com mais bugs do já tinha. Quanto à troca, já contatei a Submarino, mas o estoque não tem esse produto disponível no momento. Vou ter que esperar para ver. Mais do que insatisfeito, fico triste por pagar por algo que só meu deu dor de cabeça até agora. Há também um defeito que não citei antes: os botões parecem estar meio soltos, porque quando o aparelho é sacudido pode-se ouvir um chocalhar consideravelmente alto, tipo aquelas pulseiras de contas que fazem um barulho quando sacudidas (o que é bem estranho). Até cheguei a pesquisar sobre outros aparelhos na faixa dos 1000 reais para comprar com dinheiro do reembolso, mas não achei nada com um padrão parecido com o 930…Grande abraço!

      • Ed
        30 de janeiro de 2015 às 17:49

        Olha o suporte da Microsoft até hoje foi muito bom pra mim, ao menos na parte de Windows e Xbox, creio que com smartphones deva ser também. Entra em contato pelo 0800 deles, ruim era o suporte da Nokia, isso sim era dor de cabeça. Abraço e boa sorte!

  48. Paulo Barros
    29 de janeiro de 2015 às 17:49

    Acabo de atualizar meu 930 para Denim, seguindo o roteiro deste tutorial. Tudo correu bem. Agradeco pelas orientacoes.

    • Ed
      29 de janeiro de 2015 às 17:53

      Ok Paulo, grande abraco!

  49. 2 de fevereiro de 2015 às 20:56

    Olá Ed e amigos, o Lumia 930 de mais alguém esta apresentando problemas no microfone de gravação ou seja no viva voz e na gravação de áudio?

    • Ed
      5 de fevereiro de 2015 às 10:21

      O meu está normal, creio que seja problema no aparelho (hardware). Entra em contato com a microsoft.

  50. elvismar
    5 de fevereiro de 2015 às 12:56

    fiz a atualização para o Denim, mas nao sei se é impressao minha, mas parece que a bateria está drenando mais rapidamente que na cyan. Sinto falta do app “câmera” da cyan, pois batia as fotos mais rapidamente. Quanto à qualidade da cam, ainda nao consegui identificar melhorias.

    • Ed
      6 de fevereiro de 2015 às 14:39

      Fez o reset depois que atualizou a Rom? Esse passo é muito importante… Aqui no meu melhorou e muito a bateria.

    • 6 de fevereiro de 2015 às 20:01

      Olá elvismar, também passei pela mesma situação que você, mesmo fazendo o reset como indicado no tutorial. Contatei a Submarino e trocarão meu aparelho nos próximos dias. Tomara que agora dê tudo certo. Achei tão estranho, para muitos esse aparelho não tinha uma vírgula fora do lugar, para outros no entanto, veio com todos os problemas imagináveis. O único defeito que o meu não apresentou foi a falha dos microfones, que tiveram um desempenho satisfatório, mas apresentou todos os outros que constavam nas reclamações dos usuários, inclusive a tampa traseira saltada na parte superior. Decepção total. Espero que agora eu receba um aparelho decente, caso contrário pedirei reembolso e nunca mais gastarei um centavo sequer num produto dessa empresa mesquinha e monopolista que é a Microsoft. Torçam por mim! Rsrsrsrsrsrsrs…

      • Ed
        7 de fevereiro de 2015 às 13:17

        Boa sorte Jeferson. Meu Lumia 930 nunca me desapontou, o seu deve ter vindo com problema de hardware mesmo.

  51. elvismar
    5 de fevereiro de 2015 às 12:58

    ah.. eu queria saber qual é o product code para a cyan brasil 930 branco?
    só pra ter aqui caso alguém queira voltar para a original do brasil sem vinculo de operadora.

    • Ed
      6 de fevereiro de 2015 às 14:41

      Aqui: 059W2V3: RM-1045 VAR LTA 7R CV WHITE
      Fonte: http://forum.gsmhosting.com/vbb/10463101-post39.html

      • elvismar
        6 de fevereiro de 2015 às 14:59

        valeu!!!
        eu voltei para a versao original pelo lumia recovery mesmo.. tudo certo agora… vou esperar sair a oficial e quem sabe a WP10!!!!

  52. 14 de fevereiro de 2015 às 2:06

    Grande Ed meu Lumia voltou da autorizada e para minha surpresa o defeito…. ah! o dfeito… pois é; NÃO foi solucionado e o aparelho além de vir sem a Denim ainda veio com os mesmo problemas. Entrei em contato vi Twitter e ao que parece vão colocar ele no centro de recuperação (espero que não seja pra menores infratores rsrsrs). Os problemas do meu são apenas em 3 microfones e um pouco de esquentamento. Pelo visto estou sem sorte com este 930.

    • Ed
      14 de fevereiro de 2015 às 4:26

      Caramba espero que resolvam seu problema. Por sorte o meu não apresentou problema algum, mas acabei passando ele pra frente mesmo assim. A Microsfot vem deixando muito a desejar ultimamente ao meu ver com os aparelhod high-ends, demorando pra sair updates e ficando de fora de cara do Win dows 10 preview. Abraços.

  53. freixo
    9 de março de 2015 às 14:30

    ALGUEM PODERIA FAZER UM ACESSO REMOTO POR FAVOR NAO CONSEGUIR FAZER NEM NO MEU LUMIA 820 NEM NO MEU 930

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário