Início > Diversos, Tecnologia > Windows Phone? Não Obrigado… Leve comparativo de interface dos sistema operacionais de Smartphones.

Windows Phone? Não Obrigado… Leve comparativo de interface dos sistema operacionais de Smartphones.

6 de março de 2015 Deixe um comentário Go to comments

Tudo bem que o Windows Phone 10 ou Windows 10 for Phones, ou como queiram chamar, não foi liberado em sua versão final mas o preview já dá um gostinho do que vem por aí e no meu caso não agradou em quase nada. Se tem algo que nunca me agradou no sistema foi a interface de seus menus e dos Apps, com a ausência de ícones e interface pouco polida desde o Windows Phone 7, não me agradou no 8, 8.1 e no 10 Preview.

Evolução do WP

 

Fui usuário de vários aparelhos Nokia com Windows Phone, desde o primeiro Lumia 800 até o mais recente flagship Lumia 930. Como gosto muito da marca e de sua qualidade de áudio e câmera, insisti em seus aparelhos por um bom tempo mesmo achando que entrar no Windows Phone e não no Android (ou continuar no ótimo MeeGo) foi uma decisão errada, sem saber que os planos da Microsoft sempre foram de comprar a Nokia, por isso a “parceria” tão forte.

MeeGO

 

 

Quando pego um aparelho com Android 5 ou iOS 8 e depois usamos um com Windows Phone 8.1, a diferença é gritante, parece que falta algo, que a interface foi entregue inacabada. Provavelmente essa era a intenção da MS, mas que não agradou a muita gente. Então podemos parar e dizer: “O Windows Phone é novo, os outros já estão no mercado a bem mais tempo”. Ok concordo, mas se olharmos pro passado a Microsoft já tem bastante experiência com sistema operacional de Smartphones e dispositivos móveis (PDAs) pois bem antes de se sonhar em iOS e Android, quando o Google era apenas um site e busca, já existia o Windows CE e o Windows Mobile, os sistemas operacionais concorrentes do saudoso Symbian que a Nokia utilizava. Já tive aparelho com Windows Mobile e também não gostei, nada como um bom série N ou E da Nokia na época. Vários fabricantes chegaram a lançar aparelhos com Windows Mobile, os principais foram a Motorola, LG e Sony Ericsson. Nada de Nokia com Windows Mobile, só o bom Symbian.

Windows Mobile 6.5

 

Symbian

 

Lollipop

iOS

 

E a falta de Apps na loja do Windows? Bom, isso ocorre por diversos fatores, não irei entrar em detalhes pois é algo que não conheço. Mas o que tenho notado é que existem alguns desenvolvedores abandonando o barco, como o App do Mercado Livre que parou de atualizar seu app no ano passado e soltou até uma nota informando que estavam abandonando a plataforma. Nunca vi isso no Android ou iOS, me pergunto o motivo. Seria dificuldade em programar para WP ou problemas burocráticos com a loja da Microsoft?

A Nokia foi capaz de criar grandes câmeras com as lentes Zeiss e a tecnologia Pureview, quando o quesito é câmera realmente o Lumia 1020, 1520 e 930 são imbatíveis, mas tentaram fazer o que a Apple faz em seus aparelhos, não pensar tanto em um hardware robusto. Acabou ficando para trás com seus aparelhos com processador Dual-Core e quando resolveram lançar Quad-Cores já existiam aparelhos Android com processadores Octa-Core no mercado. Creio que a Nokia pecou em insistir em processadores Snapdragon Dual-Core, pois a Apple usa seus próprios processadores e mesmo tendo números “inferiores” aos dos concorrentes, são de excelente qualidade.

Enfim, espero que quando a Nokia se livrar da Microsoft em 2016 ela volte ao mercado de Smartphones e venha com Android como seu Tablet lançado recentemente lá fora o N1, que é sucesso de vendas e qualidade, ou que venha com um sistema próprio e revolucionário. Espero que a Microsoft saiba manter a qualidade dos aparelhos que eram da Nokia e que possa algum dia fazer um sistema operacional para Smartphones que seja tão bom quanto seu Windows para computadores. Quanto a voltar a ter um aparelho com Windows Phone? Não, obrigado. Quem sabe no Windows 11…

Obs: Quando me refiro ao sistema Android, por ser um sistema altamente customizável em todos os sensidos e principalmente na interface, que cada fabricante “estraga” do jeito que quiser, estou me referindo da versão pura dele (AOSP).

Categorias:Diversos, Tecnologia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: