Início > Tecnologia > E se fosse possível escolher qual sistema operacional rodar em seu smartphone?

E se fosse possível escolher qual sistema operacional rodar em seu smartphone?

5 de janeiro de 2015 Deixe um comentário Go to comments

nokia miui

Quantas vezes você já se deparou com algum smartphone e o achou bastante atrativo, seja por design ou alguma parte do hardware (como a câmera por exemplo), mas desistiu de comprar ou comprou e se arrependeu por não gostar ou se adaptar ao sistema operacional?

Já imaginou como seria se o usuário fosse capaz de instalar o sistema operacional que desejar em seu smartphone? Pois é, já imaginei isto e seria bem interessante, claro que o hardware do aparelho seria levado em consideração para qual versão de cada sistema operacional instalar, assim como ocorre nos PCs.
Esse tipo de “troca” de sistema já foi possível em alguns aparelhos Nokia, de forma não oficial, como é o caso do Nokia N900 que rovada o sistema Maemo 5 e era possível instalar o Android e o MeeGo nele por alguns métodos via cartão de memória. Outro aparelho com essa possibilidade era o Nokia N9, que rodava o sistema MeeGo e era possível instalar o Android 4.0 no mesmo. Sem dúvida foram dois grandes aparelhos para suas épocas, tive um Nokia N9 e foi um dos smartphones que mais gostei em termos de sistema operacional inovador, pena que o projeto foi enterrado com menos de 1 ano de mercado.

N900 rodando Android

N9 rodando Android 4

Atualmente existem os aparelhos da linha Nexus que é possível rodar o pouco conhecido sistema operacional baseado na sua versão Linux do Ubuntu, cheguei a testar o sistema a cerca de um ano e meio atrás em um Nexus 4 que tive, mas tinha muitos bugs e o meu aparelho não desligava e nem entrava em modo stand by, isso mesmo, já pensou? A bateria voava… Usei por cerca de 2 dias mas não tinha condições. De todo modo é um sistema promissor e bastante bonito visualmente falando. Não acompanhei mais a evolução desse sistema e da última vez que soube ele ainda estava na versão Beta (testei a Alpha) para os aparelhos Nexus.

Nexus 4 rodando Ubuntu OS

Lembrei desse assunto sobre smartphones rodarem sistemas diferentes após lr uma notícia no site The Verge o qual mostra que a nova linha de smartphones da Alcatel (chamada Pixi) será baseada em aparelhos com hardware viariado (dos mais simples com tela 3,5″ até mais robustos com 5″) e o interessante é que os aparelhos terão o mesmo hardware em todos os sistemas operacionais do seu seguimento. Complicado? Veja como será, sairá toda uma linha LOW por exemplo, com tela de 3,5, dual-core 1.7ghz e digamos que 1GB de RAM, então serão lançados 3 modelos com estas configurações de hardware só que cada um rodando um sistema diferente (Android, Windows Phone ou Firefox OS), o mesmo ocorre com aparelhos com outro hardware, serão sempre 3 aparelhos com o mesmo hardware e cada um rodando um sistema diferente. Interessante não é? Você poderá ter exatamente o mesmo aparelho que seu colega tem, mas com o sistema que você mais gosta. Espero que futuramente a ideia amadureça e seja possível escolher o sistema operacional no ato do primeiro boot ou se possível um multi-boot para ter instalado mais de um sistema no aparelho e escolher qual rodar toda vez que iniciar o smartphone.

Alcatel Pixi 3

E sobre os aparelhos lançados até o momento, qual seria minha opção de personalização de sistema operacional? Bom, sou fã do Windows Phone, do Blackberry OS 10 e acho o Android interessante por suas opções de personalizações e modificações (é bom mas infelizmente torna o sistema inseguro). O Firefox OS acho “fraquinho” ainda, mas ok ele está só no começo. Sobre o iOS acho interessante também, principalmente na parte de segurança, o fato de o aparelho só ativar após fazer o login no iCloud e sua bela interface. Um sistema que gosto bastante também é o MIUI, uma variante do Android com cara de iOS, sempre uso em meus aparelhos Android, quem não conhece vale a pena dar uma olhada. Acho que se fosse possível eu mudaria o sistema de meu Lumia 930 para o MIUI 6 ou o Blackberry OS 10, até o lançamento do Windows Phone 10.

Estou bem satisfeito com o Nokia Lumia 930 rodando o sistema Windows Phone 8.1 update Denim, algo que não gosto (odeio profundamente na verdade) no sistema são os navegadores… O Internet Explorer ainda é incompatível com uma gama de sites e sua navegação deixa a desejar se comparado aos outros sistemas, só o fato de estar navegando, mudar para outro aplicativo (whatsapp por exemplo) e quando voltar para o Internet Explorer ele ter que carregar o site todo novamente, me irrita. No Android, iOS e Blackberry OS por exemplo posso usar a multi-tarefa tranquilamente e quando volto para o navegador ele está lá no mesmo local do site onde parei sem precisar recarregar a página outra vez.

A um bom tempo os smartphones fazem as mesmas coisas, só que de maneiras diferentes, mas o resultado final é o mesmo. Por exemplo se voltarmos ao tempo do Symbian x iOS, sistema dominante que foi ameaçado com o lançamento do iPhone. Era possível fazer as mesmas coisas nos dois aparelhos (se tirarmos as limitações impostas pela Apple na época), era possível navegar na web, enviar e receber e-mail, fazer planilhas e etc. Cada um a sua maneira, até hoje é assim, sendo que os aplicativos estão se tornando cada vez mais multi-plataforma. As redes sociais por exemplos, antigamente era preciso usar um app diferente em cada plataforma, atualmente já existem apps oficiais das empresas em praticamente todas as redes sociais.

E você, qual seria seu aparelho com sistema ideal? Deixe nos comentários!

 

Categorias:Tecnologia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: