Início > Tecnologia > [Review] Segunda parte – Lumia 930 Denim: Quatro dias com o update Denim.

[Review] Segunda parte – Lumia 930 Denim: Quatro dias com o update Denim.

28 de dezembro de 2014 Deixe um comentário Go to comments

Bom, estou de volta para falar um pouco mais das minhas primeiras impressões do update Denim no Lumia 930.

Sem dúvida depois das melhorias na câmera do aparelho a segunda coisa que chama atenção no Denim é a durabilidade da bateria, o rendimento dela ficou tão boa que o aparelho parece ter sido projetado para rodar essa versão do WP e não o Cyan.
Estou usando o update na versão finlandesa do firmware (Já postei um tutorial no blog de como trocar a firmware) fazem 4 dias e nesse tempo de uso constante do aparelho para ver as novidades e tentar achar Bugs, só dei uma carga completa no aparelho e outra parcial (cerca de 30% para transferir minhas músicas para o aparelho), algo que na versão Cyan eu precisava carregar o aparelho quase toda noite.


Algumas outras novidades que notei foram a opção de acionamento do aparelho por voz (Cortana) no menu de configurações, mesmo usando a localização Brasil e idioma Português BR. Mas calma, a opção está lá, porém é informado que ainda não está disponível para o idioma.

No menu de checar atualização do sistema agora é possível escolher um horário para que as atualizações sejam instaladas. Agora as atualizações podem ser baixadas e só instaladas no horário pré-definido. Só achei que faltou a opção de desativar esse horário e instalar na hora.

Um Bug que encontrei no update Denim foi na hora da restauração de backup, onde alguns aplicativos deram erro (pediam atenção) quando estavam sendo instalados. Alguns poucos estavam apresentando erro e foi preciso ir na loja, opção downloads e cancelar o download dos mesmos. Tendo que fazer o download novamente direto da loja para que pudessem ser instalados.

Algo que não sei se chega a ser um bug, mas notei que minhas constas de e-mail ficam apresentando a mensagem “Não atualizado” quando entro na configuração Email+Contas, mas isso não impede em nada o funcionamento das minhas contas de e-mail. Continuo recebendo e enviando e-mails em tempo real sem problemas.

Agora voltando para a câmera, com todas as melhorias de gravação em 4K e modo de captura rica (rich capture), que é o modo de fotografia automático que melhorou bastante as fotos tiradas nesse modo, senti falta de alguns recursos antigos que ficaram de fora deste update. A opção de Timer de alguns segundos para bater a foto não existe mais, outra função legal que existia na gravação de vídeos era o direcionamento dos microfones, antes era possível escolher se a filmagem captaria o som de todos os microfones do aparelho ou só os do lado da câmera, usando os demais para reduzir o ruído ambiente. Agora só é possível escolher se o som será gravado em Surround 5.1.

Como todos sabem a atualização Denim para o Lumia 930 ainda está bastante restrita, tanto que tive que mudar a firmware do meu aparelho para poder instalar aqui no meu. Portanto muita coisa nela ainda está em desenvolvimento, creio que melhorias estão por vir agora em Janeiro para a correção desses pequenos Bugs e novas funcionalidades do Lumia Camera. Creio que mesmo não sendo uma versão Preview, o update Denim deve ser visto como algo que precisa de um pouco de polimento antes de ser liberado em larga escala. Janeiro promete muitas novidades da Microsoft para nós usuários do Windows e Windows Phone, além de updates, provavelmente será revelado como o Windows 10 funcionará nos Smartphones, sua integração com PCs, Xbox One e outros dispositivos que rodam Windows, novos aparelhos com a marca Microsoft Mobile e quem sabe uma data para o Windows 10 Preview para Smartphones. Vamos aguardar!

Categorias:Tecnologia
  1. Thiago Emerich
    30 de dezembro de 2014 às 14:26

    Boa tarde Ed,
    Comprei meu 930 semana passada e achei seu blog aqui hoje, vi em alguns blogs que tem esse firmware 059W2X4 VAR LTA BR CV BLACK, poderia me falar se essa versão é sem operadora ? pois meu lumia veio vinculado a vivo e gostaria de tirar, diga-se de passagem que estou realizando essa atualização para o denim no momento.

    • Ed
      30 de dezembro de 2014 às 18:47

      Isso a 059W2X4 é a RETAIL, sem as porcarias das operadoras. Eu usava esta antes de mudar pra Finlandesa com a Denim. A brasileira ainda está com o Cyan. Abraços!

  2. Rodrigo
    5 de janeiro de 2015 às 23:18

    Boa Noite..Alguem sabe me dizer qual é firmware do 930 brasileiro..?

    • Ed
      8 de janeiro de 2015 às 18:43

      Qual a cor do seu Lumia 930?
      Segue lista de todos os Product Codes disponíveis no Brasil:

      059W308: RM-1045 VAR LTA 7R CV BLACK
      059W309: RM-1045 VAR LTA 7R CV BR_ORA
      059W2V3: RM-1045 VAR LTA 7R CV WHITE
      059W2X4: RM-1045 VAR LTA BR CV BLACK
      059W2X5: RM-1045 VAR LTA BR CV WHITE

  3. 16 de janeiro de 2015 às 11:52

    Quando sair a versão Oficial BR , devo voltar meu Product Code ou posso deixar com o da Finlândia?

    • 16 de janeiro de 2015 às 11:54

      Edit: Duvida , posso voltar a versão original?

      • Ed
        16 de janeiro de 2015 às 12:54

        Sim, pode!

    • Ed
      16 de janeiro de 2015 às 12:54

      Aí fica a seu critério, mas é possível mudar para a do Brasil sim.

  4. felipe Scaion
    13 de fevereiro de 2015 às 12:52

    Depois de atualizar para o denim o meu 930 não esta gravando voz de nenhum programa por favor me ajude.

    • Ed
      13 de fevereiro de 2015 às 13:25

      Estranho, nem na gravação de vídeo está funcionando? Fez o reset no aparelho após a atualização? Como foi que você atualizou para o Denim, mudou a firmware para outra ou atualizou normalmente pelo telefone?

  5. felipe Scaion
    13 de fevereiro de 2015 às 12:53

    Por favor qualquer coisa meu whatsapp é 18-981698871

  6. felipe Scaion
    13 de fevereiro de 2015 às 16:02

    A gravação de vídeo está normal e pra falar tbm so os programas q tem gravação não grava voz gravador pro messenger whatsapp, eu atualizei pelo aparelho msm q s Microsoft disponibilizou!

    • Ed
      13 de fevereiro de 2015 às 16:07

      Cara se sua atualização foi a oficial então não esquenta, provavelmente os apps que precisam ser atualizados é só aguardar. Faz uma restauração, vai na opção Sobre e clica em restaurar de fábrica.

  7. felipe Scaion
    13 de fevereiro de 2015 às 16:05

    Será que fazendo o reset vai funcionar, e como q eu faço?

  8. felipe Scaion
    13 de fevereiro de 2015 às 18:52

    Então vou tentar fazer isso, mais é estranho pq um amigo meu q tem o 930 atualizou e esta normal.

  9. 24 de fevereiro de 2015 às 8:28

    Pessoal, para aqueles que possuem o 930 como eu e atualizaram pela finlandesa, ótima noticia! Os retail brazucas também estão sendo, acabei de mudar o meu da finlandesa para a nacional e realmente tá muito melhor, estável, e não esquenta quase nada, to impressionado! Os products codes são: preto 059W308, laranja 059W309 e branco 059W2V3

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

