Início > Tecnologia > [Review] Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7.5

[Review] Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7.5

31 de março de 2012 Deixe um comentário Go to comments

Fala galera, como vocês perceberam o Blog ficou abandonado por alguns meses devido falta de tempo para me dedicar a ele. Agora como estou de férias, voltarei a postar.

Para começar vai uma dica legal pra quem se aventurou no novo sistema da Microsoft para smartphone, o Windows Phone 7.5 Mango. Recentemente resolvi aposentar meu iPhone 4 e dar mais uma chance para a Nokia, resolvi adquirir o aparelho Lumia 800 devido ter curiosidade sobre o novo sistema e o aparelho ter o mesmo design incrível que tinha no meu antigo Nokia N9.

Primeiras e boas impressões:

De cara o que me chamou atenção no aparelho foi o design incrível criado pela Nokia, o aparelho é uma única peça de policarbonato e o visor de vidro curvo. Design que me agradou muito quando adquiri o Nokia N9. Outro ponto que notei de cara no aparelho foi a rapidez do sistema operacional Windows Phone 7.5 e ao mesmo tempo sua interface totalmente diferente dos outros sistemas operacionais de smartphone atuais. Ao invés do menu baseado em ícones bem coloridos como encontramos no Android e iOS por exemplo, o Windows Phone apresentou uma interface onde tudo fica dividido em blocos (tiles). Algo que a princípio me deixou desconfiado quando ao manuseio do OS.

Após algumas horas de uso achei o sistema de blocos interessante mas não muito prático, porém válido, afinal a Microsoft precisava inovar a interface para se diferenciar dos demais sistemas. O WP integra muito bem os contatos com as redes sociais, de maneira que ao entrar no contato da agenda onde a pessoa participa de redes sociais, é possível enviar uma mensagem para a página da rede social do contato, além de mostrar informações como as atualizações e fotos do contato.

Outro ponto legal é o amigável sincronismo com o serviços Google como o Gmail (e-mail, contatos e calendário), bastante útil para receber os contatos telefônicos salvos no Gmail e manter os mesmos atualizados. Aplicativos não faltam para o Windows Phone, o Market Place é a loja de aplicativos que oferece uma boa variedade de aplicativos grátis e pagos. Os principais aplicativos encontrados no Android e iOS estão presentes para Windows Phone, jogos como Angry Birds e rede sociais exclusivas de smartphones como Whats App e FourSquare também estão lá.

Duas grande vantagens dos aparelhos Nokia com Windows Phone são os Mapas para navegação gratuita exclusiva da Nokia e o pacote Office (presente também em outros aparelhos com Windows Phone) para edição e leitura, completamente grátis.

Pontos que não me agradaram:

Sei que o Windows Phone é um sistema ainda bastante verde e tem muito potencial, portanto vou citar alguns pontos que não me agradaram nesta versão 7.5, que considero como uma segunda versão do sistema, e espero que sejam aprimoradas nas próximas versões. A primeira é a durabilidade da bateria, mesmo o aparelho tendo uma bateria de 1450 mAh, não durou um dia inteiro comigo. Porém a Nokia já fez uma atualização para este problema e já começou a liberar por etapas, o Brasil como sempre ficou para depois, acredito que até o final de Abril já esteja disponível. Outro problema que também ocorria nas primeiras versões do Android é o fato do aparelho não carregar desligado, por mais que você desligue o aparelho ele volta a ligar sozinho. Como tenho o costume de desligar o celular para carregar durante a noite e só ligar no outro dia de manhã, esse problema é terrível para a vida útil da bateria do aparelho e espero que seja corrigido em atualização próxima. Para finalizar acho que a qualidade das fotos poderiam ser melhores, para um aparelho com lentes Zeiss e uma camera de 8MP o aparelho deixa um pouco a desejar, o foco automático não me agradou onde a tecla é muito sensível e falta a opção de botão de disparo na tela. Por outro lado a filmagem em 720p é muito boa e contém foco automático (algo que poderiam incluir no modo fotografia como existe no iPhone e Sony Xperia Arc) que produzem filmagens de boa qualidade.

Antes que eu esqueça, não poderia  deixar de citar as semelhanças do Windows Phone com o iOS. Entre elas estão as limitações de Bluepooth, onde não é possível enviar ou receber arquivos e é utilizado apenas para se conectar a dispositivos como fones de ouvido, carros e etc. Outra limitação chatinha é o gerenciador do aparelho no computador, o concorrente direto do iTunes, o Zune da Microsoft. Para conectar o aparelho no PC é preciso instalar o programa, sem ele não é possível transferir arquivos como fotos e músicas entre o PC e o aparelho. Recebi informações que com a futura atualização para o Windows Phone 8 o Zune não será mais necessário para conectar o aparelho ao PC, vamos aguardar.

Acredito muito no potencial do Windows Phone e da nova linha Nokia Lumia em disseminar o sistema mundialmente, são duas marcas muito fortes e a Microsoft parece ter escolhido a marca certa para se unir na luta por um espaço entre Android e iOS no mercado de smartphones. Provavelmente grandes novidades virão dessa união. Em breve farei um post mostrando como criar e incluir seus toques favoritos no Windows Phone. Até a próxima!

Atualizado em 28/08/2012

Infelizmente nenhum Windows Phone 7.5 será atualizado (ao menos oficialmente) para o Windows 8, devido incompatibilidade de hardware. Mas existirá uma atualização para versão 7.8 do Windows Phone, que pelo que soube até o momento deve mudar alguns aspectos na interface como a tela de desbloqueio. Que vacilo eim Nokia/Microsoft…

Categorias:Tecnologia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: