Início > Tecnologia > [Smartphones] Onde o Google errou e a Apple acertou

[Smartphones] Onde o Google errou e a Apple acertou

20 de setembro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Apesar dos problemas iniciais do iPhone 4 relacionados a questão da antena e perda de sinal do aparelho, aparentemente isso foi resolvido com uma atualização do sistema iOS lançada pela Apple, mesmo assim o aparelho não deixou de vender bastante em todo lugar que foi lançado. Mais uma vez a Apple lançando um aparelho bastante elogiado e muito bem aceito mundo afora.

Pra quem acompanha o Blog já deve ter visto as recentes campanhas (#MotoFail, @MotoFail_br, #AtualizaMotorola, etc) e insatisfações a respeito da Motorola, por não ter nenhum respeito pelos seus consumidores, principalmente nós Latinos. Isso me fez refletir sobre um ponto bastante curioso: Onde a Google errou? Em minha humilde opinião lidar com um sistema “aberto” como o Android é bem mais complexo que um sistema como o iOS por exemplo. Mas até ai tudo bem, uma coisa é desenvolver e dar suporte a um sistema livre para desenvolvedores e outro é “liberar” o sistema para fabricantes pintar e bordar com ele como é o caso da Motorola e seu detestável MotoBlur e a HTC com o SenseUI.

O pior de tudo é que mesmo que uma nova versão do sistema seja lançada, vários aparelhos desses e outros fabricantes que usam Android continuam lançando modelos com versões jurássicas do sistema Google e sem direito a update como a Motorola vem fazendo com os usuários do Quench, Dext e Backflip por aqui no Brasil.

Lembro que a empresa usou de má fé de maneira descarada afirmando que o update para versão 2.1 do android  do Dext já estava confirmada, mudando de idéia algum tempo depois sem ligar para os consumidores que compraram o aparelho pois o mesmo seria atualizado posteriormente. Interessante que a justificativa dada pela Motorola foi que o hardware do aparelho não suporta a atualização… Mas por que a versão americana dele que tem o mesmo hardware vai ser atualizado? E por que já existem várias versões não oficiais de Roms rodando Android 2.1 no Dext se “o hardware do aparelho não suporta”? Bom, enfim são coisas inexplicáveis que eles dizem achando que os consumidores são idiotas. Uma coisa eu aprendi, não confio mais nessa marca.

Voltando a questão Google vs Apple, por que o Google (HTC) Nexus One não foi um sucesso como o iPhone? Acredito que o iPhone foi um aparelho com várias novidades e com funções exclusivas nunca antes lançadas para um Smartphone como o iTune (Lançado anteriormente apenas no Motorola E1), o navegador Safari e uma interface bastante amigável. O Google tinha o que de exclusivo quando lançou o Nexus One através da fabricante HTC? Sinceramente não achei nada que não tivesse sido visto em outros modelos como o Google Maps e o sistema Android que já tinha sido lançado em vários outros modelos de aparelhos de outros fabricantes.

Acho que faltou peito da Google em fazer o que a Apple fez, em lançar algo exclusivo e inovador com a sua marca, sem ser fabricado por terceiros. Mas isso me levou a outro ponto, será que fazer isso é interessante para a Google? Ela não está ganhando mais dinheiro agindo dessa forma do que a Apple? Bom, até pode ser que ganhe mais dinheiro com isso, mas a aprovação dos consumidores eu acredito que não.

Eu sou um consumidor frustrado do sistema Android, não devido o sistema em sí que acho bastante promissor, mas devido fabricantes como Motorola e Samsung que não atualizam seus produtos. Todo iPhone é atualizado conforme é lançada uma nova versão do iOS, menos o iPhone 2G se não me engano por ser bastante antigo. Isso é o tipo de coisa que gostaríamos de ver nos aparelhos com sistema Android.

Categorias:Tecnologia
  1. 20 de setembro de 2010 às 13:56

    Olá @EdgarMenezes!

    Ótimo pontos! Descreve o sentimento da maioria de nós, consumidores frustrados e traidos da motorola!! =/ (olha o drama! rs..)

    Apenas gostaria de acrescentar, que acho que há um fator fundamental entre o iPhoneXPTO e o GooglePhoneXPTO que faz TODA a diferença:

    Marketing!

    O Marketing da #apple é absurdamente agressiva (acertadamente), criando expectativa, relacionando o iPhone a estilo de vida e etc, etc.

    Mas há ainda outro fator – mas é meio teoria da conspiração!! rs..

    Penso que o Nexus One não era para ser um iPhone Killer, ou nem mesmo concorrer com o iPhone.

    Na minha visão, acho que foi mais uma jogada da Google para demonstrar para os seus parceiros como se faz, minimamente, um aparelho Android de verdade!

    Dessa forma, acho que ele virou meio que uma referência mínima para os novos aparelhos! O que proporcionou o lançamento de aparelhos realmente bons, como o HTC Desire, HTC EVO, GalaxyS e etc – claramente melhores que o NexusOne – e esses sim, capazes de competir com o iPhone! ^^

    Por esse motivo, ao menos na minha cabeça, não cabe comparação entre o sucesso do iPhone e do NexusOne. Na minha cabeça, eram finalidades diferentes! ^^

    Bom, mas essa é apenas a opinião de um espectador leigo: eu! rs..

    Um abraço!

  2. Mauricio Ferreira
    20 de setembro de 2010 às 16:13

    Olá Ed e leitores do seu ótimo blog.

    Fui um entusiasta do Iphone, adquiri o meu, 2G, logo depois do seu lançamento.
    Fiz jailbreak, usava o antigo installer.
    Com o tempo fui me chateando com a maneira pela qual a Apple amarra seus produtos.
    Não podemos substituir a bateria, por nossa conta.
    Não podemos usar cartão de memória.
    Cada vez de mexer no aparelho precisamos do Itunes e assim por diante.

    Pesquisando muito sobre um substituto para meu Iphone decidi por um HTC Desire que adquiri na França, em maio último.

    Tenho lido bastante sobre os problemas de atualização de alguns aparelhos.

    Pelo jeito dei sorte, pois, o meu já foi atualizado para a versão 2.2 e semana passada mais uma atualização em cima dessa mesma 2.2.

    Tudo automaticamente.
    Ligo o aparelho e lá está o aviso de que há uma nova versão para ser baixada.

    Um amigo vendo meu aparelho comprou um do mesmo modelo no ML e também teve a atualização feita automaticamente.

    Até agora estou muito satisfeito com o Android, não volto mais para o Iphone.

    Um abraço

    Siga em frente

  3. Vicente
    2 de novembro de 2010 às 22:08

    Na minha opiniao o Iphone tem marca mas sera que ela e tao boa assim? e essas comparacoes estao muito erradas pois o Android e um sistema operacional enquanto o Iphone4 e um aparelho assim fica mas facil atualizar todos os iPhones de uma vez enquanto a Google tem que testar todos para ver qual vai suportar as atualizacoes, a Google “acabou” de lançar um sistema operacional e ja esta ganhando uma grande parte do mercado ja ultilizei todos os tipos de sistema que estao no mercado e o android e o melhor mas rapido e com uma interface facil alem de muitos outros pontos positivos.

    • Ed
      7 de novembro de 2010 às 21:01

      Infelizmente o Google libera muitas modificações sem padrões do seus sistema Android, quem pode ver algumas versões como a 1.6 modificada no Sony X10 mini na tela de tamanho ridículo sabe do que estou falando. Nem parece ser o Android rodando naquele aparelho. O mesmo ocorre no Samsung Galaxy 5, com uma câmera de apenas 2.0mp… Triste isso. A Microsoft acordou pra isso e pradonizou as especificações mínimas dos aparelhos rodarem o novo Windows Phone. Nesse quesito a Apple ganha de longe por fabricar o próprio aparelho, assim mantém a qualidade. Abraços!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

