Início > Tecnologia > [Novo Tutorial] Root no Motorola Milestone com Android 2.1

[Novo Tutorial] Root no Motorola Milestone com Android 2.1

26 de julho de 2010 Deixe um comentário Go to comments

Galera, depois de várias pessoas reclamarem do fato de não conseguir o Root no Milestone, dei uma procurada por atualizações do procedimento e o procedimento que me pareceu mais correto foi o achado no site Aristides.org, o qual vou postar abaixo. Créditos do tutorial para o Aristides. Basta seguir o tutorial e uma informação importante que eu recomendo:

“Se você tinha root no seu Milestone com android 2.0 ou 2.0.1 e atualizou para o 2.1 via meios oficiais da Motorola, não faça o procedimento. Antes passe uma firmware limpa do Android 2.1 pra Milestone via RSDLight pois senão você pode ter seu Milestone Brickado, ou seja, ele vai virar um peso de papel…”
NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Software necessário

1 – Antes de iniciar o procedimento é necessário ter em mãos alguns arquivos/programas.

Baixe o arquivo vulnerable_recovery_only_RAMDLD90_78. Esse arquivo zip contem o SBF que vamos utilizar.

Fazendo o flash com o SBF

Temos que fazer o flash deste SBF. Será bem rápido, porque este SBF apenas abre a vulnerabilidade necessária para a ativação do “root”, que é o próximo passo.

  • Instale os drivers USB a partir dos arquivos baixados anteriormente
  • Instale o RSDLite
  • Utilizando o 7-Zip, descompacte o arquivo de firmware, e coloque o arquivo .sbf na raiz do seu disco/partição C:\

Certifique-se que seu Milestone não esteja conectado ao computador.

Vá em Menu -> Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e ative a opção “Depuração USB”. (Em inglês: Menu -> Settings -> Applications -> Development -> USB Debugging).

Se estiver usando Windows Vista ou 7, execute o RSDLite como “Administrador”. No Windows 7 é só clicar com o botão direito do mouse sobre o RSDLite e escolher esta opção. No Windows Vista é um quase a mesma coisa.

Agora conecte seu Milestone no computador e espere (espere!) até que o RSDLite reconheça o aparelho.

Após o reconhecimento, clique no botão com reticências (“…”) e localize o arquivo .sbf que você copiou na raiz do C:\. O arquivo deverá aparecer no campo “Filename” do RSDLite.

Se tudo estiver OK, o botão “Start” será habilitado, e então você pode clicar nele e esperar pelo término do processo.

A partir deste ponto NÃO MEXA EM NADA ATÉ O FINAL DO PROCESSO. E como saber que o processo acabou? Aparecerá na tela do RSDLite “Finished” na coluna “Status” e “PASS” na coluna “Result”.

Finalmente habilitando o root

Faça o download do arquivo milestone_root.zip.

Após seu Milestone rebootar definitivamente, certifique-se de que o modo “Depuração USB” (ou “USB debugging”) não esteja habilitado. Conecte-o em seu computador, e copie e arquivo “milestone_root.zip” para a raiz do cartão de memória (SDCard).
Em seguida, renomei o arquivo que acabou de copiar no SDCard para “update.zip”. Exatamente assim: “update.zip”.

O próximo passo é ligar seu Milestone no modo “recovery”. Para tanto desligue-o e ligue-o novamente, mas mantenha a tecla da câmera pressionada até que você veja um triângulo com um ponto de exclamação dentro.

A partir deste ponto, pressione a tecla “câmera” e com o botão de volume posicione o cursor sobre o arquivo “update.zip”. Em seguida, utilizando o D-Pad, pressione “OK” para instalar o “update.zip”.

Efetuado o processo, haverá uma opção no menu para “rebootar” o aparelho. Pressione “OK” com o D-Pad sobre ela e pronto: seu Milestone 2.1 está “rooted”.

Categorias:Tecnologia
  1. Erick
    27 de julho de 2010 às 22:34

    oi Ed como vai…como havia dito no tópico anterior do iGO, eu tinha atualizado meu milestone para o 2.1 pelos meios oficiais, e depois fiz a liberação com esse firmware e o root, por incrivel que pareça deu tudo certo….inclusive removi o Motonav e instalei o iGO, mais uma vez obrigado….utilizei as dicas de m tópico anterior de como fazer o root 2.1 do seu blog mas antes consultei o link abaixo, lembrando que os SBF e o update como informado pelo gringo só dão certo no Droid, que é bem parecido com o Milestone, tentei e deu certo…mas como todos não me responsabilizo tbm…seguinte no meu da um erro que não pode ser executado o comando recovery mesmo assim fui em frente. Agradeço suas dicas….PRÓXIMO PASSO 2.2…..

    http://www.droid-life.com/2010/05/06/guide-to-rooting-android-2-1-on-a-motorola-droid/

    • Ed
      28 de julho de 2010 às 11:57

      Valeu Erick, abraços!

  2. Leafar
    29 de julho de 2010 às 20:31

    Lí tudo e lí o depoimento do Erick também. To todo cagado pra fazer. Me digam, ele pode brickar fácil mesmo? Sem recovery?

    O meu antigo Rokr E2 era imortal nesse sentido. Cansei de passar firmware nele e ele nunca morreu definitivamente.

    Tem outro jeito de eu transformar ele num AP?

    • Ed
      30 de julho de 2010 às 12:27

      Realmente todo procedimento tem um certo risco, eu já passei até firmware errado nos meus aparelhos e consegui recuperar via RSD Light, mas não sei se existe a possibilidade de não recuperar o aparelho. Pesquise modos de recuperar aparelhos com “brick” no google. Abraços!

  3. Bruno Piaui
    5 de agosto de 2010 às 22:34

    edgar,
    o tutorial tá show…só tive um problema, quando inicio com o botão da câmera pressionado aparece o triangulo, mas não sai disso..como faço p exebir os arquivos p que eu possa clicar no update.zip????

    • Ed
      6 de agosto de 2010 às 20:11

      Olá Bruno, cara q estranho. Qual a versão do seu firmware?

  4. Bruno Piaui
    7 de agosto de 2010 às 8:32

    Falae,
    conseguiiiiiiiiii…
    o problema é q após aparecer o símbolo de ! tinha q apertar o “volume +” + “câmera” p aparecer a lista de opções.
    agora tá redondo….muito obrigado!!!

  5. Leo
    7 de agosto de 2010 às 10:21

    No meu Milestone, quando vou dar o update ele fala que tem problemas de assinatura do update.

    • Ed
      7 de agosto de 2010 às 15:08

      Fez o procedimento no RDS Light antes?

  6. Leo
    7 de agosto de 2010 às 15:22

    sim

  7. Cris
    7 de agosto de 2010 às 21:20

    Olá Ed td bem? Tenho um Milestone 2.0 e já fiz o procedimento root. (Não entendo mto dessas coisas, mas deu tudo certo, conforme o tutorial. Fiz isso, mais especificamente, para ter acesso aos aplicativos pagos da Android Market) Ainda não atualizei para a versão 2.1 (disponível no site da motorola). Gostaria de saber como devo proceder: faço primeiro a atualização e depois o procedimento root para 2.1? Agradeço se puder responder! Abraço

    • Ed
      9 de agosto de 2010 às 1:06

      Quando fizer o update para a 2.1 você deverá fazer o Root novamente só que de outra forma, um pouco mais complicada. Abraços!

  8. Paulo Pilão
    11 de agosto de 2010 às 23:23

    Eu tenho um milestone que já veio com o 2.1, posso fazer normalmente esse processo?

    • Ed
      12 de agosto de 2010 às 12:36

      Pode amigo.

  9. Diego
    13 de agosto de 2010 às 11:57

    Ed, acho que vc vai gostar disso aqui: http://www.droidbrasil.com.br/?p=802
    É um root que funciona muito fácil, apenas um click e está rootado. Fiz no meu e funcionou (usei para instalar o Motonav). Abs

    • Ed
      14 de agosto de 2010 às 13:02

      Muito boa a dica Diego, abraços! E quero a minha cerveja hehehhe.

  10. Anderson
    13 de agosto de 2010 às 23:43

    Acabei de comprar um Milestone e veio com a versão 2.0, ainda não fiz o Update para a versão 2.1 e nem fiz o root ainda.
    Como devo preceder.
    Primeiro faço o update e depois faço o root conforme seu tutorial?
    Obrigado

    • Ed
      14 de agosto de 2010 às 13:05

      Se for fazer o update pra 2.1, deixe pra fazer o root depois amigo, vou postar um tutorial de outro blog uqe mostra como fazer o root com apenas um clique, de maneira mais fácil. Aguarde.

  11. Claudio
    26 de agosto de 2010 às 9:01

    Ola amigo, sou novo no mundo android… Fiz besteira e agora não sei como resolver, tenho um milestone 2.0 fiz o root e a 20 dias venho testando para saber se essa versão era istavel, como vi varios problemas, como aquecimento e auto inicialização resolvi atualizar para a versão 2.1 via update, mas no meio da atualização fiz besteira e cortou a conexão, enfim, não consigo mais ligar, atualizar e nem dar hard reset pelo botão camera.
    Socorro o que faço agora?

    • Ed
      26 de agosto de 2010 às 20:38

      A solução para esse problema é simples, pois fiz a mesma coisa com o meu….
      Eis a solução:

      Voce pode por o aparelho em modo de boot que entao o pc vai reconhecer seu aparelho…
      Depois disso voce podera passar uma nova flash usando o RSD….

      Para por em mode de bootloader você terá que tirar a bateria, precionar o direcional do teclado para cima entao ai você põe a bateria novamente sem soltar o direcional….
      Se ele não entrar em Boot assim que voce por a bateria entao aperte o power, só lembrando que você tem que estar com o direcional apertado para cima na hora de ligar o aparelho…

      Abraços!

  12. Danilo
    30 de agosto de 2010 às 17:15

    Apenas para registrar, meu Milestone não entra no modo recovery com a tecla câmera pressionada, eu consegui entrar segurando ao mesmo tempo o Power e a tecla X do Teclado do telefone.

  13. helio
    25 de outubro de 2010 às 20:52

    Oi Ed boa noite, antes de alguma coisa parabens pelo Blog, gostaria que me ajudasse pois rootei meu milestone e o gerenciador de baterias sumiu do menu configurações, verifiquei pelo root explorer que o app battery manager encontra instalado mas não aparece o icone nem consigo abri-lo. Uso a versão 2.1.
    Se puder me ajudar, agradeço.
    Abraços
    Helio.

  14. helio
    25 de outubro de 2010 às 22:19

    Oi ed, gostaria que me ajudasse pois rootei meu milestone porem não consigo mais acessar o gerenciador de bateria na opção do menu configuração. Minha versão é 2.1.
    Seu blog é muito legal. Parabéns.
    abraços
    Helio.

    • Ed
      27 de outubro de 2010 às 13:17

      Tentou restaurar as configurações do aparelho? Se não resolver recomendo baixar outro gerenciador de energia pelo market.

  15. Raphael Akira
    10 de novembro de 2010 às 11:57

    opa, entao…consegui fazer tudo porem nao consigo ligar o milestone no modo recovery! como faço?

  16. Wagner Araujo
    12 de fevereiro de 2011 às 10:35

    Olá amigos, não consigo entrar no mode de recuperação de jeito algum, só aparece a tela com a exclamação. Meu fone já veio com o 2.1, alguém sabe como resolver?

    • Ed
      12 de fevereiro de 2011 às 19:12

      Segura o botão da camera ou entao o X (de xuxu) + botão de ligar o aparelho para os modelos mais novos =)

  17. jeferson
    18 de abril de 2011 às 11:05

    Olá amigos!

    Algúem pode me ajudar?

    Nao sou muito conhecedor dos termos usados aqui, tais como firmware, root, etc..

    Mas meu milestone android 2.1 travou e desliga quando aparece a palavra android no visor.

    Eu quero saber como faço para poder ligá-lo de novo, ou então, fazer um backup dos meus arquivos do SD card e a agenda de contatos para depois formatá-lo ou algo parecido.

    alguem pode me ajudar?

    • Ed
      18 de abril de 2011 às 20:14

      Se tiver na garantia leve na assitencia, se nao tente entrar em modo flash e passar a Rom pra ele novamente. No Blog tem uns tutoriais de como resolver isso, dá uma procurada…

  18. Evandro Xavier
    29 de julho de 2012 às 15:35

    Olá Edgar, entro no modo recovery do meu milestones 1 e ele pára na tela do triângulo, já fiz várias combinações de teclas mas nenhuma deu certo. Ele não apareço o menu de recuperação só fica no triangulo. Help-meeee!!

  19. Guilherme de Oliveira
    26 de dezembro de 2012 às 21:26

    Quando Eu pressiono vol+(+)camera no recovery nao abre, alguem pode me ajudar

  20. Alexxx
    3 de outubro de 2014 às 12:51

    ED . PoBlema Meu Quando Parese Aquele TRiangulo Com O cElulaZinho DAew Eu Aperto Volume + E O botan Do Flech Pra Aparese AS Opção N Aparese Nd PertEi D Tudo Ja E Fika Na kela Foto Do TRinangulo com o Celularzinho Q ta Cotesendo N Aparese AS Opção Ajuda Eu ? ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

