Início > Tecnologia > [Tutorial] Backup e Rom Retail do Motorola Quench

[Tutorial] Backup e Rom Retail do Motorola Quench

22 de julho de 2010 Deixe um comentário Go to comments

IMPORTANTE: NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

Mais uma novidade para o nosso Quench, lançada pelo pessoal do Fórum PortalAndroid.org.

Agora já é possível a todos fazer backup completo de suas roms e também instalar o Firmware Retail sem precisar da assistência técnica. E o melhor, já com o ROOT! (Mas ainda é necessário habilitá-lo manualmente antes de realizar este processo).

Obs.: Para quem ainda não sabe, Firmware retail é uma ROM sem nenhuma personalização de operadora. Ela vem sem os jogos demo da Tim e similares. Ou seja, liberdade!

Para fazê-lo, siga esses passos:

1) Habilite o root no seu Quench, tal qual é explicado neste post: aqui

2) Baixe os arquivos necessários:

Recovery customizado para o Quench: http://www.4shared.com/file/IqwapK4-/Cu … uench.html

Backup da ROM retail: http://www.4shared.com/file/9lYfDpAY/nandroid.html

3) Instale o Recovery customizado de acordo com esta explicação:
Para os usuários com Root, o teste pode ser feito da seguinte maneira;

1. Baixe uma das imagens de recuperação acima, renomeie para recovery, o arquivo deve ficar assim recovery.img

2.Transfira para o cartão de memoria do celular

3. Via DOS digite, adb shell

5. flash_image recovery /sdcard/recovery.img

Se o Recovery funcionar ele possibilitara um Backup da rom no estado atual que esta seu telefone, para os brasileiros com a versão da TIM, ele possibilitara o backup, e toda vez que a pessoa acionar um Master Reset, não precisara retirar todas as apps desnecessárias da TIM, para os brasileiros com a rom da T-mobile, possibilitara a volta para a versão brasileira…

ATIVANDO O RECOVERY MODE

Faça o seguinte:

6 – Desligue o aparelho,
7 – Depois segure o botão da câmera e ligue o aparelho com o botão da câmera segurado;
8 – Quando aparecer uma mensagem: Release Camera Button ou algo parecido em verde, solte o botão da câmera e espere aparecer umas opções, do tipo Volume Up Bootloader, Volume Down Recovery. Neste momento aperte a Tecla Volume Down (Volume para baixo);
9-Pronto, a partir dai é só testar se as opções estão selecionáveis…

4) IMPORTANTE! FAÇA BACKUP DA SUA ROM ANTES DE PROSSEGUIR! Para isso, escolha a opção correspondente, conforme explicado acima. Aguarde o término do backup, então prossiga.

5) Procure o diretório Nandroid dentro do seu cartão de memória. Lá você encontrará outro diretório com nome numérico, e dentro dele, um outro com nome parecido com isso “BCDMRS12-20100718-1308”. Dentro dele, haverá vários arquivos com extensão .img. Copie TODOS ESTES ARQUIVOS para o seu computador e guarde em um lugar seguro! Este é o seu backup!

6) Copie os arquivos .img que estão dentro do Nandroid.rar que você baixou anteriormente e copie por cima dos seus .img originais que estão dentro do cartão de memória. Considerando, obviamente, que você seguiu o que eu disse ali em cima e já tenha feito uma cópia de segurança desses arquivos anteriormente para o seu computador.
Obs.: NÃO substitua as pastas, somente os arquivos!!!

7) Feito isso, entre no modo Recovery novamente, então escolha a opção “Restore” dentro do menu. Aguarde o término do processo.

Pronto! Você já tem a firmware retail no seu Quench!

ATUALIZAÇÃO: Nosso amigo do fórum Portal Android “JhowLive” que descobriu que na verdade o botão que vc tem que apertar quando o recover pedir o “HOME” é o botão da câmera, o problema que a o botão na câmera no Quench na verdade são 2 botões, o do foco e o de tirar foto, não sei se você já tirou foto com o quench, mas se vc apertar de leve ele focaliza e se você apertar mais forte ele tira foto, pois bem, para não abortar, você tem que apertar forte, ou seja, o segundo botão, mais ai aparece outro problema, como apertar o 2 segundo botão sem apertar o primeiro? No menu do recovery, deixe o botão da camera meio apertado, fique pressionando ele de leve como se vc fosse focalizar a foto, então escolha a opção desejada, e aperte ele forte, mas lembre-se vc não pode soltar ele totalmente, e assim vai!!

OBS.: NÃO FUNCIONA PARA AQUELES QUE TÊM A ROM DA T-MOBILE INSTALADA!! EM BREVE FIRMWARE CUSTOMIZADA E FIRMWARE COM ANDROID 2.1.
Categorias:Tecnologia
  1. Jonathan Jr. Santos
    23 de julho de 2010 às 11:39

    Poxa Edgar, vc pelo menos podia por o credito de quem escreveu o procedimento de usar o botao da camera (no caso eu, jhowlive, rs)… parabens pelo blog, acesso quase que diariamente…

    flws, num esquece do “by: JhowLive” uahuauahua

    • Ed
      23 de julho de 2010 às 20:27

      Hahahaha depois vo colocar sim la. Abraços!

      • decio
        31 de março de 2011 às 14:45

        Edgard, ja root meu backflip, e não sei se fiz alguma besteira na hora da rom, e ele funciona normal, mas se tento entrar em modo recover e aperto o volume down, entra numa tela de um triangulo amarelo com uma exclamção, e para sair, só retirando a bateria, depois ele liga normal. Será que não posso mais fazer upgrade? Ainda estou com o 1.5. obrigado.

      • Ed
        2 de abril de 2011 às 20:44

        Cara o procedimento para entrar no recovery do backflip deve ser diferente, tenta pegar o app AnReboot, pra já fazer o reboot no modo recovery, uso ele aqui no no Milestone, não sei se pega no Backflip.

  2. Jonathan Jr. Santos
    23 de julho de 2010 às 11:44

    Jonathan Jr. Santos :Poxa Edgar, vc pelo menos podia por o credito de quem escreveu o procedimento de usar o botao da camera (no caso eu, jhowlive, rs)… parabens pelo blog, acesso quase que diariamente…
    flws, num esquece do “by: JhowLive” uahuauahua

    Ahh, era zuera viu!!! auhauauauhauha

    Depois que eu reli, ficou meio grosso!! auhauhauaha

    Mas a parte do blog num é zuera não! Vc tah de parabens!

  3. Welison
    24 de julho de 2010 às 0:05

    não consigo fazer o Recovery, paro no passo 3
    da um mensagem de comando não valido

    • Ed
      25 de julho de 2010 às 13:13

      Digite SU depois do adb shell. Veja se resolve.

  4. Alex
    25 de julho de 2010 às 19:10

    Edgar, qual a diferença da ROM retail para a normal? O que pode ser adicionado/alterado para ver se realmente vale a pena todo esse procedimento? Obrigado desde já.

    • Ed
      25 de julho de 2010 às 21:26

      A Rom retail é mais rápida que a da Tim, mas lembrando que ao mudar a Rom vc perde a garantia do aparelho. Abraços.

  5. 26 de julho de 2010 às 23:03

    Ola Ed!!! Apos o Root eu fui tentar fazer um BackUp da minha rom,por motivos de segurança, não estou enteressado em modificar a Rom da Tim momentaneamente, mas ao tentar efetuar o BackUp após o passo “5. flash_image recovery /sdcard/recovery.img” ele nega permisão…

    O que pode estar ocorrendo???

    Grato Felídeo Desittale Paravimnce

    • Ed
      26 de julho de 2010 às 23:05

      Deu o SU no prompt antes do comendo flash_image recovery /sdcard/recovery.img ?

  6. 29 de julho de 2010 às 0:50

    Verdade, tinha esquecido do SU, mas mesmo assim, o celular pergunta se dou acesso root, assim que executo o comando e depois que eu permito aparece a seguinte mensagem no terminal “Can’t open flash_image”…

    Alguma dica???

    Sabe se eu conseguindo um backupda imagem se consuigo emular em uma maquina virtual??? Teoricamente eu poderia testar mudanças na maquina virtual e as que obter um bom resuldado com segurança modifico no quench… Nunca pensou nisso???

    Felídeo Desittale Paravimnce

    • Ed
      29 de julho de 2010 às 18:10

      o celular deve estar em modo de apenas carregar, não marque a opção saida usb quando conectar o celular no PC para que o cartão de memória não fique sendo usado pelo PC… Quanto a questão de máquina virtual pelo backup não é possível, mas procurando no google você encontra um ISO do Android para emular em máquina virtual, eu já fiz uma vez mas era a versão 1.0 do Android. Abraços!

  7. Bruno
    30 de julho de 2010 às 10:30

    Essa eu não entendi. Segui até o passo 9 (volume down) para fazer o backup e eu acho q eu resetei o aparelho! Perdi todos os meus apps e o root que eu tinha feito! Agora vou ter q baixar… Pelo menos eu acho. Não sei o q fiz de errado, só sei q não apareceu a pasta nandroid.

    • Ed
      30 de julho de 2010 às 12:20

      Deu algum erro no ADB Shell? Não tem erro se seguir todos os passos.

  8. 20 de agosto de 2010 às 10:36

    Olá galera, fiz todo o procedimento e deu certo!! Funcionou completamente! Porém estou usando a meu chip da Oi aqui em Natal RN e não consigo atender as ligações e quando ligo só dura 15 segundos e cai! Quando estou recebendo ligações, ele chama e tudo mas quando aperto em atender ou deslizar para atender no meu celular fica RECEBENDO LIGAÇÃO e não atende, no celular que esta efetuando a chamada continua chamando.

    Será que poderiam me ajudar?

    • Ed
      20 de agosto de 2010 às 13:02

      Kleytton o Quench e a Oi realmente parece que não se batem, eu não recomendo usuários da operadora Oi a comprarem o Quench, sobre a firmware funciona perfeitamente na Tim, não detectei nenhum problema do tipo. Se na firmware antiga que vc usava funcionava melhor recomendo usar o backup que vc com certeza deve ter feito e voltar pra ela. Abraços!

  9. 20 de agosto de 2010 às 13:09

    Estou usando o chip da Vivo e esta funcionando normalmente. O único problema é na oi.. fica lento e cheio de bugs! Acho que pra galera que usa oi, só nos resta aguardar uma firmware compatível. Mas obrigado e parabens pelo blog!

    Abraços!

  10. dayani
    13 de outubro de 2010 às 23:05

    olá deu erro no meu backup, aparece um triangulo com um ponto de exclamação amarelo dentro na hora que vai acessar e o meu aparelho parou de funcionar o teclado (touch), o que eu faço??

    • Ed
      14 de outubro de 2010 às 22:39

      Antes faça o procedimento do Recovery customizado, depois de feito não mostra mais a exclamação. Abraços!

  11. hugo
    29 de outubro de 2010 às 7:17

    Ola, nao consigo selecionar nenhum botao no menu recovery… Eu faço o procedimento ali do botao da camera e nao acontece nada, ja tentei de tudo!! Nem o botao home nem o da camera funcionam….
    Já fui atrás de foruns e etc mas nada resolveu!

    Me ajudem por favor 😦

  12. 1 de dezembro de 2010 às 21:13

    Olá, Edgar. É a primeira vez que estou postando um comentário em seu site e estou gostando muito dele. A minha dúvida é: Eu queria uma explicação mais detalhada da parte 3 e 5(acho que tu pulou a 4) da parte de como fazer o backup?
    Parabéns pelo site.

  13. 28 de dezembro de 2010 às 19:42

    amigao eh o seguinte ja instalei varios recovery e ate agora nao consigo fazer o backup da minha room atual que no momento eh da tim.
    e vcs dizem que a frase de recovery aparece em verde mais a minha nao,ele so da 3 opçoes que eh : reboot,flash sd zip (ou coisa parecida),wipe,nao da opçao de backup.to querendo testar 2.1 mais sem backup nao vira me ajuda ai!

  14. moabe
    13 de janeiro de 2011 às 12:38

    olá edgar não tou conseguindo entra´no msdos quando eu coloco o adb shell ele diz comando invalido

  15. moabe
    13 de janeiro de 2011 às 12:40

    o meu é o bm501 motorola tento fazer e entrar no dos mais não consigo me ajude eu lhe agradeço meu amigo edgar se vc tem msn gostaria pra mim é melhor

  16. moabe
    13 de janeiro de 2011 às 12:46

    edgar outra coisa quando eu aperto o botão da camera do mb501 não sai da tela do mtoblu não entro o porque edgar? eu atualizei ele para 196 era 183 mais não consigo entra no modo recovery apertando a camera e tambem pelo pc lá no dispositivo mostra o adb iterface tudo certinho quando eu digito lá no dos diz aseguite palavra NAO É RESCONHECIDO COMO UM COMANDO INTERNO OU EXTERNO O QUE É QUE VC DIZ?

    • Ed
      14 de janeiro de 2011 às 11:01

      Estranho cara, nunca vi isso… Qual Recovery vc ta usando, o original da Moto ou o OpenRecovery?

  17. moabe
    19 de janeiro de 2011 às 12:17

    edgar conseguir apertando o botãoda camera mais tem um poblema
    não estou conseguindo fazer o recovery eu acho que o cartao de memoria não foi encontrado fiz todo procedimento somente carregar o adb esta estalado normal eu chego a entra no celular aparece o sinal de $ e depois eu coloco su pronto depois coloco flash_image recovery/sdcard/recovery.img e diz aseguinte mensagem bad substituition o que que dizer de errado meu amigo edgar abraçoss

    • Ed
      19 de janeiro de 2011 às 16:43

      Fez o Root corretamente?

  18. moabe
    19 de janeiro de 2011 às 15:31

    amigo edgar tem uma app no market que se chama connectbot vc conhece essa app edgar mais me responda logo o error que apareçe BAD SUBTITUITION SEMPRE ESSA MENSAGEM PAREÇE QUE ELE NÃO ENCONTROU O SDCARD NÃO SEI O EDGAR EU ESTALAR MESMO ALI PELO RECOVERY QUE APAREÇE QUANDO EU APERTO O BOTÃO DA CAMERA AI APAREÇE UMA ESCLAMAÇÃO E DEPOIS TREZ OPCÇÕES UMA DAQUELA EU POSSOM ESTALAR A ROM? ABRAÇOS

    • Ed
      19 de janeiro de 2011 às 16:39

      Moabe eu desconheço esse erro “BAD SUBTITUITION” que vc sitou, está seguindo todos os passos do procedimento?

  19. moabe
    19 de janeiro de 2011 às 22:40

    edgar meu amigo gostaria de conversar com vc ou pelo telefone ou via imail com vc acha melhor estou entrando quando eu aperto o botão da camera entro no modo recovery que tem trés opções uma delas diz unizip sdcard update será que nessa opção eu posso estalar a rom outra coisa quando eu entro nessa opção diz a mensagem intalacion aborted o que é que esta faltando meu amigo edgar?

    • Ed
      19 de janeiro de 2011 às 23:39

      Qual a versão da Rom que vc está usando? É Retail ou de operadora? Me passe esses dados por gentileza.

  20. moabe
    20 de janeiro de 2011 às 9:19

    e da operadora tim versão 196 edgar O EDGAR OUTRA PERGUNTA LÁ NO RECOVERY TEM TREZ OPÇÃO NA DE APPLY SDCAR:UPDATE.ZIP[ALT+S] PRONTO APERTO NESSA OPAÇÃO E APAREÇE EM LETRAS AMARELAS e:can´t open/sdacard/update.zip
    (no such file or directorio)
    installation aborted. O EDGAR QUER QUE DIZER ISSO?

    • Ed
      20 de janeiro de 2011 às 11:33

      Pelo que entendi vc não fez corretamente o item 3 do processo, onde se instala o Recovery customizado, vc está vendo o recovery padrão do aparelho com apenas 3 opções e a exclamação.

  21. moabe
    21 de janeiro de 2011 às 13:03

    edgar conseguir apertando o botãoda camera mais tem um poblema
    não estou conseguindo fazer o recovery eu acho que o cartao de memoria não foi encontrado fiz todo procedimento somente carregar o adb esta estalado normal eu chego a entra no celular aparece o sinal de $ e depois eu coloco su pronto depois coloco flash_image recovery/sdcard/recovery.img e diz aseguinte mensagem bad substituition o que que dizer de errado meu amigo edgar abraçoss

  22. moabe
    21 de janeiro de 2011 às 13:06

    edgar mande pra meu imail todo procedimento com imagem do procedimento qgradeço mabe

  23. moabe
    21 de janeiro de 2011 às 13:09

    EDGAR MANDE POR ESCRITO TODO COMANDO PELO MSDOS PRA QUE EU VEJA A IMAGE E PELA IMAGE EU FAÇA O PROCEDIMENTO LHE AGRADEÇO VC JÁ DEVE TER MEU IMAL AI moabevideo@hotmail.com

  24. Douglas
    11 de fevereiro de 2011 às 14:44

    Os links citados a cima não estão válidos. Tem como mandar outro link ?

    • decio
      4 de abril de 2011 às 16:21

      O anreboot não esta mais disponivel, poderia me enviar por email? detk@ig.com.br
      obrigado.

  25. alexsandro
    3 de maio de 2011 às 10:37

    eu fiz todo procedimento mas o chip da oi nao pega em todos os lugares ou seja so conssigo usar o chip da oi no meu trabalho nos demais lugares fica fora de area

  26. turnpike
    13 de março de 2012 às 22:40

    alguem ainda tem o arquivo nandroid.rar e pode deixar ele disponivel pra download? o 4shared nao tah puxando…. muito obrigado !!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

